Busca avançada
Ano de início
Entree

Requerimento para atenção dirigida do enfermeiro: validação de um instrumento

Processo: 00/11845-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2001 - 31 de janeiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Edinêis de Brito Guirardello
Beneficiário:Edinêis de Brito Guirardello
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Instrução para enfermeiros  Assistência ambulatorial  Cuidados críticos 

Resumo

Na sua prática diária, o enfermeiro de unidades de cuidados críticos deve direcionar atenção para demandas múltiplas e freqüentemente competitivas, impostas pela grande variedade de estímulos no ambiente, enquanto presta assistência aos pacientes e seus familiares, como também nas relações com os colegas e na interação com o ambiente de trabalho. A atenção é necessária para processar informações, planejar e prestar assistência, como também estar atento às possíveis alterações e intercorrências apresentadas pelos pacientes em risco de vida e com alto grau de complexidade de cuidados. Essas situações vivenciadas pelo enfermeiro podem resultar em um esforço mental significativo para o desempenho de suas atividades. Considerando a inexistência de estudos no Brasil abordando tal problema e por não se dispor de um instrumento de medida para identificar tais demandas, este estudo tem como objetivo validar um instrumento originalmente em inglês, e aplicá-lo a enfermeiros de unidade de cuidados críticos. A metodologia empregada seguirá algumas etapas como tradução do instrumento do inglês para o português, e posterior tradução de volta do português para o inglês, por tradutores independentes, para verificar a equivalência cultural. Os participantes do estudo serão enfermeiros de unidades de cuidados críticos, que após concordarem em participar do estudo, receberão instruções sobre o preenchimento do instrumento. Os dados serão analisados com base em estudos estatísticos, para determinar a validação e a confiabilidade do instrumento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EDINÊIS DE BRITO GUIRARDELLO. Adaptação cultural e validação do instrumento demandas de atenção dirigida. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 39, n. 1, p. 77-84, Mar. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.