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O tipo de escola pode ser usado como um indicador alternativo de status socioeconômico em estudos sobre cárie dentária? Estudo transversal

Processo: 11/06220-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Fausto Medeiros Mendes
Beneficiário:Fausto Medeiros Mendes
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Indicadores socioeconômicos  Cárie dentária  Cariologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cárie Dentária | indicadores socioeconômicos | risco de cárie | Cariologia

Resumo

Apesar da importância de coletar dados socioeconômicos individuais em pesquisas epidemiológicas com crianças, este processo requer o envolvimento dos pais ou responsáveis. Portanto, o tipo de escola (pública ou privada) poderia ser usado como um indicador alternativo para condições socioeconômicas, ao invés de se coletar dados individualmente. O objetivo deste estudo foi avaliar o uso da variável tipo de escola como um indicador de condições socioeconômicas, substituindo as variáveis individuais, em um estudo epidemiológico sobre cárie dentária com pré-escolares brasileiros. Este estudo seguiu um desenho transversal, com uma amostra randomizada de 411 pré-escolares com idade entre 1 e 5 anos, representativa de Catalão, Brasil. Um examinador calibrado avaliou a prevalência de cárie dentária e os pais responderam um questionário com perguntas sobre condições socioeconômicas individuais. Uma abordagem multinível foi usada para investigar a associação entre as variáveis socioeconômicas individuais e o tipo de escola com o desfecho. Quando todas as variáveis que foram significantes na análise univariada foram usadas no modelo múltiplo, somente a escolaridade materna e a renda familiar (variáveis socioeconômicas individuais) apresentaram associação significante com a presença de cárie dentária, o tipo de escola não foi associado significativamente. Entretanto, quando o tipo de escola foi usado sozinho, crianças de escolas públicas apresentaram significativamente maior prevalência de cárie dental que as crianças matriculadas em escolas particulares. Diante disso, o tipo de escola usado como um indicador alternativo de condições socioeconômicas é um possível preditor para a experiência de cárie dental em estudos epidemiológicos sobre saúde bucal envolvendo pré-escolares em um contexto brasileiro. (AU)

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