Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil metabólico de ovelhas submetidas à hipertriacilgliceremia e tratadas metafiláticamente com somatotropina recombinante bovina (r-bST)

Resumo

Doenças de carater nutricional e metabólico como a cetose, fígado gorduroso (FG) e toxemia da prenhez comumente afetam ovelhas submetidas a alimentação rica em energia e conseqüente com acúmulo de gordura corporal e são caracterizadas pelo aumento dos ácidos graxos não esterificados no sangue e formação intensa de corpos cetonicos levando a um quadro de lipidose hepatica. O Tratamento baseia-se na terapia suporte, na maioria das vezes consistindo de soluções contendo glicose ou precursores da glicose e soluções contendo eletrólitos. A somatotropina recombinante bovina (r-bST) aparece como alternativa para atuar no particionamento de nutrientes, especialmente no músculo e tecido adiposo, e para atuar nas principais vias metabólicas do organismo. Dentre os efeitos da r-bST, esta atua como antagonista da glicose e proporciona maior eficiência na deposição de aminoácidos. Assim, este estudo tem por objetivo induzir experimentalmente hipertriacilgliceremia em ovinos e avaliar o possível benefício do tratamento metafilático com somatotropina recombinante bovina (r-bST), avaliando o perfil metabólico. Sendo assim, 20 ovelhas serão distribuídas em dois grupos de 10 animais cada. O primeiro grupo será tratado com r-bST três dias antes da indução (tratado) e o segundo grupo será tratado com solução fisiológica (controle). Os animais serão avaliados nos momentos a seguir: M-21, M-3 (dias antes da indução), M0 (basal), às 8, 16, 24, 32, 40, 48, 56, 64, 72, 80, 88, 96, 104, 112 e 120 horas após indução. Amostras de sangue serão coletadas em tubos de coleta à vácuo para obtenção de soro e plasma para determinar as concentrações das seguintes varáveis bioquímicas e hormonais: proteína total, albumina, uréia, creatinina, cálcio, triglicérides, colesterol total, insulina, IGF-1 e as atividades de AST, GGT e CK no soro e glicose, AGNE, Beta hidroxibutirato no plasma. Serão coletadas amostras de sangue total em seringas de 3 mL contendo heparina sódica para realização de hemogasometria. Será realizado hemograma completo em todos os momentos de coleta. Amostras de urina serão coletadas por sonda uretral ou estimulação mecânica para determinar pH, gravidade específica da urina, uréia, creatinina e corpos cetonicos. Amostras de fígado serão coletadas por meio de videolaparoscopia nos momentos M-21 dias e ao final do estudo, quando do abate dos animais. Nestas amostras de fígado serão determinados os teores de triacilglicerol e glicerol por colorimetria. As variáveis serão submetidas ao teste de Kolgomorov-Smirnov para verificar se os dados possuem distribuição normal. As variáveis com distribuição não normal serão comparadas pelo teste de Mann-Whitney. Para variáveis com distribuição normal será utilizado teste de análise de variância para medidas repetidas, com pós-teste de Bonferroni para comparar os grupos tratados e controle. Para estudar as relações entre as variáveis serão realizadas análises de regressão linear e o estudo do coeficiente de correlação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO, CAROLINA A. S. C.; SOUSA, REJANE S.; MONTEIRO, BRUNO M.; OLIVEIRA, FRANCISCO L. C.; MINERVINO, ANTONIO H. H.; RODRIGUES, FREDERICO A. M. L.; VALE, RODOLFO G.; MORI, CLARA S.; ORTOLANI, ENRICO L. Potential prophylactic effect of recombinant bovine somatotropin (rbST) in sheep with experimentally induced hyperketonemia. Research in Veterinary Science, v. 119, p. 215-220, AUG 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.