Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil Metabólico de ovelhas submetidas à hipertriacilgliceremia e tratadas metafilaticamente com somatotropina recombinante bovina (r-bST)

Processo: 11/21923-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Enrico Lippi Ortolani
Beneficiário:Carolina Akiko Sato Cabral de Araújo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ácidos graxos   Cetose   Fígado gorduroso   Doenças nutricionais e metabólicas   Ovinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ácidos graxos | Cetose | fígado gorduroso | Ovinos | Toxemia da prenhez | Doenças Nutricionais e Metabólicas

Resumo

Doenças de carater nutricional e metabólico como a cetose, fígado gorduroso (FG) e toxemia da prenhez (TP) comumente afetam ovelhas submetidas a alimentação com alta densidade energética e com acúmulo de gordura corporal. Estas doenças são caracterizadas pelo aumento dos ácidos graxos não esterificados (AGNE) no sangue e formação intensa de corpos cetonicos levando a um quadro de lipidose hepatica. O tratamento baseia-se na terapia suporte, na maioria das vezes consistindo de soluções contendo glicose ou precursores da glicose e soluções contendo eletrólitos. A somatotropina recombinante bovina (r-bST) aparece como alternativa para atuar no particionamento de nutrientes, especialmente para o músculo e tecido adiposo, e para atuar nas principais vias metabólicas do organismo. Dentre os efeitos da r-bST destacam-se, antagonista da glicose e proporcionar maior eficiência na deposição de aminoácidos. Assim, este estudo tem por objetivo induzir experimentalmente hipertriacilgliceremia em ovinos e avaliar o possível benefício do tratamento metafilático com somatotropina recombinante bovina (r-bST), avaliando o perfil metabólico. Sendo assim, 20 ovelhas serão distribuídos em dois grupos de 10 animais cada. O primeiro grupo será tratado com r-bST 3 dias antes da indução (tratado) e o segundo grupo será tratado com solução fisiológica (controle). Os animais serão avaliados nos momentos a seguir: M-21, M-3 (dias antes da indução), M0 (basal), às 8, 16, 24, 32, 40, 48, 56, 64, 72, 80, 88, 96, 104, 112 e 120 horas após indução. Amostras de sangue serão coletadas em tubos de coleta a vácuo para obtenção de soro e plasma para determinar as concentrações das seguintes varáveis bioquímicas e hormonais: proteína total, albumina, uréia, creatinina, cálcio, triglicérides, colesterol total, insulina, IGF-1 e as atividades de AST, GGT e CK no soro e glicose, AGNE, Beta hidroxibutirato no plasma. Será coletado amostras de sangue total em seringas de 3mL contendo heparina sódica para realização de hemogasometria para a determinação de pH, pressão de 02, de CO2, HCO3 e ABE. Será realizado hemograma completo. Amostras de urina serão coletadas por sonda uretral ou estimulação mecânica para determinar pH, gravidade específica da urina e corpos cetonicos. Amostras de fígado serão coletados durante videolaparoscopia nos momentos M-21dias e ao final do estudo. Serão determinados os teores de triacilglicerol(TAG) e glicerol por colorimetria. As variáveis serão submetidas ao teste de Kolgomorov-Smirnov para verificar se os dados tem distribuição normal. As variáveis com distribuição não normal serão comparadas pelo teste de Mann-Whitney. Para variáveis com distribuição normal será utilizado teste de análise de variância para medidas repetidas, com pós teste de Bonferroni para comparar os grupos tratados e controle. Para estudar as relações entre as variáveis será utilizada regressão linear e o estudo do coeficiente de correlação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAÚJO, Carolina Akiko Sato Cabral de. Perfil metabólico e hormonal de ovelhas superalimentadas submetidas à hipercetonemia e hiperlipidemia, e tratadas com somatotropina recombinante bovina (r-bST). 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.