Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas de informação sobre infecção relacionada à assistência à saúde: delineando a realidade das regiões Sul e Sudeste do Brasil

Processo: 12/02700-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2012 - 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Rubia Aparecida Lacerda
Beneficiário:Rubia Aparecida Lacerda
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infecção hospitalar  Garantia da qualidade dos cuidados de saúde  Sistemas de informação  Biossegurança 

Resumo

A garantia da qualidade e segurança nos serviços de saúde é uma exigência atual no contexto da saúde que demanda o envolvimento de diversas temáticas para sua obtenção. Um dos assuntos emergentes responsáveis por esta garantia é a questão da Infecção relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), um sério problema de saúde pública, que gera impacto direto nos resultados da assistência à saúde. A vigilância deste fenômeno é pauta obrigatória nas organizações como forma de garantir segurança ao paciente e um cuidado ético, eficiente e eficaz. Entretanto, a situação nacional atual quanto à vigilância das IRAS ainda nos remete a diversos problemas, tanto por parte do Estado, quanto pelas próprias instituições de saúde. Um dos principais problemas desta vigilância é o Sistema de Informação, existe uma indefinição de critérios nacionais para notificação destas infecções e uma ausência e/ou ineficiência de redes de informações nos diversos estados brasileiros. Neste sentido, propõe-se um estudo transversal de caráter descritivo exploratório, com análise quantitativa que se propõe a realizar um diagnóstico dos sistemas de informação sobre IRAS implantados pelas Secretarias Estaduais de Saúde (SES) dos estados das regiões Sudeste e Sul do Brasil. O estudo será subdividido em duas etapas: levantamento de dados referente a estrutura assistencial em saúde dos estados envolvidos, e posteriormente contato com os gestores do serviço de controle e prevenção de IRAS nas SES para entrevista com busca de dados sobre o serviço de vigilância de IRAS e seu sistema de informação. A coleta de dados acontecerá em 2012, após submissão previa para a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Os resultados serão apresentados de maneira descritiva após análise quantitativa com aplicação de testes estatísticos específicos. Com este estudo pretende-se colaborar no desenvolvimento de ações frente à vigilância de IRAS, na descrição destes sistemas apresentando o processo de notificação com seus aspectos positivos e possíveis falhas na obtenção desta informação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA JUNIOR, CASSIMIRO; PADOVEZE, MARIA CLARA; LACERDA, RUBIA APARECIDA. Governmental surveillance system of healthcare-associated infection in Brazil. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. 4, p. 657-662, AUG 2014. Citações Web of Science: 2.
NOGUEIRA JUNIOR, CASSIMIRO; DE MELLO, DEBORA SILVA; PADOVEZE, MARIA CLARA; BOSZCZOWSKI, ICARO; LEVIN, ANNA SARA; LACERDA, RUBIA APARECIDA. Characterization of epidemiological surveillance systems for healthcare-associated infections (HAI) in the world and challenges for Brazil. Cadernos de Saúde Pública, v. 30, n. 1, p. 11-20, Jan. 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.