Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento, validação e aplicação de método analítico para determinação de parabenos em água e em diferentes tecidos de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) e avaliação de efeitos em biomarcadores bioquímicos

Processo: 12/01192-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2012 - 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Eny Maria Vieira
Beneficiário:Eny Maria Vieira
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ecotoxicologia  Análise toxicológica  Parabenos  Cromatografia  Biomarcadores  Monitoramento ambiental  Tilápia-do-Nilo 

Resumo

É recente a preocupação com os efeitos causados pelos conservantes de cosméticos, fármacos e alimentos que, uma vez que em contato com o meio ambiente aquático provoca danos a biota. Estudos relacionando a exposição dos parabenos a humanos e ratos são abundantes na literatura visto que possuem a característica de serem carcinogênico e disruptores endócrinas. No entanto, ainda são poucos os estudos em peixes relacionados ao estresse oxidativo gerado pela exposição a estes compostos. O presente projeto tem por finalidade analisar respostas bioquímicas em enzimas antioxidantes como superóxido dismutase, catalase, glutationa peroxidase, glutationa redutase e em sistemas antioxidantes não enzimáticos como glutationa oxidada, glutationa reduzida e níveis de peroxidação lipídica em fígado, brânquias e músculo de tilápias do Nilo. Os peixes serão expostos por 6 e 12 dias ao metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, benzilparabeno na concentração de LC25. Depois será feito um novo experimento em que as concentrações LC25 serão injetadas intraperitonealmente e após 6 e 12 dias os animais serão anestesiados e sacrificados para a retirada dos tecidos. Testes de toxicidade serão também realizados para a obteção dos valores de LC50 além de desenvolver método analítico e determinar os parabenos nas amostras de fígado, brânquias e músculo por meio de análise cromatográfica avaliando os parâmetros de especificidade/seletividade, linearidade, limite de detecção (LOD), limite de quantificação (LOQ), exatidão, precisão (repetibilidade e reprodutibilidade) e robustez. Dessa forma, pretende-se saber qual dos parabenos é mais tóxico, qual tecido é mais sensível e qual é o melhor biomarcador direcionando estes resultados para estudos de biomonitoramento ambiental com animais coletados em campo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, DANIELE C.; SERRANO, LENARD; OLIVEIRA, THIESSA M. A.; MANSANO, ADRISLAINE S.; ALMEIDA, EDUARDO A.; VIEIRA, ENY M. Effects of parabens on antioxidant system and oxidative damages in Nile tilapia (Oreochromis niloticus). ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY, v. 162, p. 85-91, OCT 30 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.