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Estudos sobre formação de classes de estímulos e controle de estímulos relacional

Processo: 92/02320-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1992
Data de Término da vigência: 30 de abril de 1994
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Júlio César Coelho de Rose
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do comportamento  Estímulos  Estímulo condicionado  Discriminação do estímulo  Crianças  Pré-escolar 

Resumo

Seis experimentos investirão variáveis envolvidas em controle de estímulos relacionais e formação de classes de estímulos. Os experimentos 1, 2 e 3 deverão investigar os efeitos de modalidade sobre a formação de equivalência de estímulos e transferência de funções discriminativas. O experimento 4 investigará efeitos de modalidade sobre as relações entre estímulos membros de uma mesma classe de estímulos equivalentes. O experimento 5 comparará o treino por exclusão com o treino por tentativa e erro na aquisição de discriminações condicionais e nomeação de estímulos visuais. O experimento 6 investigará a utilização do paradigma de equivalência de estímulos na avaliação do conceito de número em crianças pré-escolares e da 1ª série do 1º grau. (AU)

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