Busca avançada
Ano de início
Entree

Em torno dos 'processos de formação'

Processo: 11/07003-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Brasil
Data de Início da vigência: 25 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 27 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Melvina Afra Mendes de Araújo
Beneficiário:Melvina Afra Mendes de Araújo
Pesquisador visitante: Jose Mauricio Paiva Andion Arruti
Instituição do Pesquisador Visitante: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Brasil
Instituição Sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/10758-0 - Alteridade e mediação: processos de construção do 'outro' em universos católicos e protestantes no Brasil e na África, AP.JP
Assunto(s):Historiografia  Ciência política 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia | Educação | História | Identidade | Antropologia histórica

Resumo

O objetivo desta apresentação é oferecer uma formulação sintética (com vistas a uma definição teórica) do plano de trabalho que vem sendo desenvolvido na interface da Antropologia, da História e da Educação, tendo por foco os processos de mediação, codificação e agenciamento das alteridades, que aqui designaremos genericamente de "processos de formação". Tais processos de formação de identidades e diferenças operam em três dimensões, costumeiramente apreendidas como autônomas: da "formação nacional" - que pautou e continua pautando a história do pensamento social brasileiro -; da constituição sócio-histórica dos grupos de identidade e ação política - de que falam a historiografia e a ciência política relativas à formação das classes e às lutas por reconhecimento -; dos processos de ensino e aprendizado - promovidos em âmbito escolar e não escolar. Ao nos referimos a estes três campos de investigação como dimensões daquilo que pretendemos designar e unificar como processos de formação, porém, nos colocamos o problema não só de articular tais dimensões, mas de fazer com que tal articulação seja capaz de jogar nova luz sobre cada um deles. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)