Busca avançada
Ano de início
Entree

A inserção da Física Moderna e Contemporânea no ensino pré-universitário: contextos da pesquisa e da inovação curricular na Alemanha

Processo: 11/11471-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 24 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 03 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Pesquisador visitante: Gesche Pospiech
Instituição do Pesquisador Visitante: Technische Universität Dresden (TU Dresden), Alemanha
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/10470-6 - Inovação curricular em física: transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes, AP.TEM
Assunto(s):Ensino de ciências  Física moderna  Ensino médio  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Médio | Física Moderna e Contemporânea | Sequências didáticas | ensino de ciências

Resumo

O plano de atividades da Profa. Dra. Gesche Pospiech envolve discutir em conjunto com nossa equipe possíveis abordagens metodológicas para a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino pré-universitário. Considerando a ampla experiência alemã com o tema, trata-se de uma excelente oportunidade de conhecer as estratégias adotadas neste país, tanto no que diz respeito à seleção de conteúdos e metodologias didáticas, como questões associadas à formação de professores. A inserção de tópicos de FMC em nível médio traz muitos desafios como a formalização matemática, o "inchaço" curricular, a formação docente, entre outros. No contexto brasileiro, o NUPIC (grupo coordenado pelo proponente Brasileiro do pedido) tem uma tradição de mais de dez anos investigação sobre o tema. Dessa forma, a troca de experiências será fundamental para ampliar as possibilidades de investigação do grupo e de implementação de temas de FMC em sala de aula. É vislumbrado também o estabelecimento de um projeto de cooperação entre os grupos (submetido ao Edital MCT/CNPq nº 72/2010 - Cooperação Científica e Tecnológica com a Alemanha/DFG). Em linhas gerais, o workshop abordará a história da implementação de tópicos de FMC no Ensino Médio na Alemanha bem como sua situação atual, as tradições alemãs de pesquisa sobre o tema e as implicações para a formação de professores. Um dos focos principais será a superação do obstáculo da formalização matemática no ensino de tópicos de Mecânica Quântica, uma vez que esta pesquisadora tem se dedicado sistematicamente ao tema. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)