Busca avançada
Ano de início
Entree

Curva de aprendizado da prostatectomia radical videolaparoscopica.

Processo: 12/50342-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Marcos Francisco Dall'Oglio
Beneficiário:Marcos Francisco Dall'Oglio
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Curva de aprendizado  Neoplasias da próstata  Laparoscopia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer De Prostata | Curva De Aprendizado | Laparoscopia | Prostatectomia Radical

Resumo

O câncer de próstata é atualmente reconhecido como um dos principais problemas médicos da população masculina; sendo a neoplasia visceral maligna mais comum entre homens americanos e europeus desde 1984, correspondendo a um terço de todos estes cânceres. A prostatectomia radical foi o primeiro tratamento usado para o câncer de próstata e tem sido executada por mais de um século. A prostatectomia radical laparoscópica surgiu como opção terapêutica, com o objetivo de oferecer menor morbidade perioperatória, além de buscar melhores resultados oncológicos e funcionais. Inicialmente foi descrito como um procedimento transperitoneal e alguns anos depois, realizado por abordagem extraperitoneal.Curvas de aprendizado foi introduzido na medicina nos anos 1980, principalmente depois do advento da cirurgia minimamente invasiva. Os métodos para definir uma curva de aprendizado na cirurgia são basicamente dois: tempo que se leva e/ou o número de procedimentos que um cirurgião médio necessita para ser capaz de desempenhar um procedimento independentemente com um resultado razoável. Isto pressupõe a capacidade de identificar um cirurgião médio.Os conhecimentos sobre a curva de aprendizado da PRVL atualmente ainda são limitados. Alguns autores sugerem que são necessários 50 a 60 casos para ultrapassar a curva de aprendizado inicial. O objetivo deste trabalho será então avaliar a curva de aprendizado da PRVL de dois cirurgiões com experiência de cinco anos em cirurgia laparoscópica, aberta e robótica através da revisão dos parâmetros cirúrgicos perioperatórios, assim como os resultados funcionais e oncológicos precoces das primeiras 60 PRVL todavia sem experiência prévia com este procedimento (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS NETO, JOSE ANASTACIO; DALL'OGLIO, MARCOS F.; COLOMBO, JOAO ROBERTO, JR.; COELHO, RAFAEL F.; NAHAS, WILLIAM CARLOS. The influence of previous robotic experience in the initial learning curve of laparoscopic radical prostatectomy. INTERNATIONAL BRAZ J UROL, v. 43, n. 5, p. 9-pg., . (12/50342-2)
DIAS NETO, JOSE ANASTACIO; DALL'OGLIO, MARCOS F.; COLOMBO, JR., JOAO ROBERTO; COELHO, RAFAEL F.; NAHAS, WILLIAM CARLOS. The influence of previous robotic experience in the initial learning curve of laparoscopic radical prostatectomy. INTERNATIONAL BRAZ J UROL, v. 43, n. 5, p. 871-879, . (12/50342-2)