Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação farmacocinética-farmacodinâmica de tramadol em formulações de polaxamers

Processo: 12/16822-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Clínica
Pesquisador responsável:Giovana Tofoli Moniz
Beneficiário:Giovana Tofoli Moniz
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Farmacocinética  Farmacodinâmica  Sistemas de liberação de medicamentos  Analgésicos opioides  Tramadol  Poloxâmero 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:farmacocinética | poloxamers | Sistemas de Drug delivery | tramadol | Farmacocinética

Resumo

Através do desenvolvimento de sistemas de liberação prolongada/modificada de fármacos, como os géis termorreversíveis, é possível manipular propriedades farmacocinéticas (especialmente aquelas relacionadas à absorção, distribuição e excreção) e melhorar os efeitos terapêuticos de vários fármacos favorecendo a utilização clínica dos mesmos. Analgésicos opióides, como o tramadol, são amplamente utilizados em clínica médica para analgesia e sedação, sendo responsáveis por respostas terapêuticas eficazes. No entanto, os analgésicos opióides induzem sérios efeitos adversos (constipação, náuseas, vômitos, depressão respiratória, tolerância e dependência), mesmo em doses reduzidas e por vias de administração diversas. Uma vez que o emprego de analgésicos opióides por diversas vias de administração ainda apresenta diversos riscos e limitações, sistemas de liberação modificada, como o uso de poloxamers para formação de géis termorreversíveis, seriam novas alternativas no tratamento da dor em pacientes submetidos à cirurgias (no alívio da dor pós-operatória) e com dor crônica, já que possibilitariam uma modificação na frequência de administrações diárias e uma redução da toxicidade sistêmica de analgésicos opióides. Assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo correlacionar o perfil farmacocinético e farmacodinâmico do tramadol associado à diferentes combinações de poloxamers em coelhos após a injeção subcutânea. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOAVA PAPINI, JULIANA ZAMPOLI; SAIA CEREDA, CINTIA MARIA; PEDRAZZOLI JUNIOR, JOSE; CALAFATTI, SILVANA APARECIDA; DE ARAUJO, DANIELE RIBEIRO; TOFOLI, GIOVANA RADOMILLE. Pharmacokinetics and Pharmacodynamics Evaluation of Tramadol in Thermoreversible Gels. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, . (12/16822-7)
BOAVA PAPINI, JULIANA ZAMPOLI; SAIA CEREDA, CINTIA MARIA; PEDRAZZOLI JUNIOR, JOSE; CALAFATTI, SILVANA APARECIDA; DE ARAUJO, DANIELE RIBEIRO; TOFOLI, GIOVANA RADOMILLE. Pharmacokinetics and Pharmacodynamics Evaluation of Tramadol in Thermoreversible Gels. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, v. 2017, p. 7-pg., . (12/16822-7)