Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão do RNA mensageiro dos genes TXNIP, SCL19A2 e SCL19A3 no sedimento urinário de portadores de Diabetes mellitus tipo 1 com e sem nefropatia diabética

Processo: 12/05583-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2012 - 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Maria Lucia Cardillo Corrêa Giannella
Beneficiário:Maria Lucia Cardillo Corrêa Giannella
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tiamina  Endocrinologia  Diabetes mellitus tipo 1  Nefropatias diabéticas  Estresse oxidativo  Tiorredoxinas  RNA mensageiro  Biomarcadores 

Resumo

A nefropatia diabética (ND) é classicamente dividida em cinco estágios, com as seguintes características: 1) hiperfiltração glomerular; 2) excreção urinária de albumina (EUA) normal; 3) ND incipiente com microalbuminúria persistente; 4) ND franca caracterizada por proteinúria e queda da taxa de filtração glomerular (TFG) e 5) doença renal terminal. Vários estudos têm mostrado, entretanto, que a EUA e o declínio da função renal podem não evoluir de forma paralela e que a TFG pode diminuir na ausência de EUA anormal. Além disso, evidências recentes sugerem que em pacientes com doença renal crônica (DRC), a extensão da disfunção renal parece correlacionar-se melhor com a lesão tubulointersticial do que com glomerulopatia. É sabido que as concentrações de marcadores do estresse oxidativo estão aumentadas em pacientes com diabetes mellitus (DM). O sistema tiorredoxina (Trx) é um dos principais sistemas antioxidantes endógenos. A Trx é capaz de interagir com um grande número de fatores de transcrição e proteínas, tal como a Trx interacting protein (TXNIP). Recentemente, a participação da TXNIP tem sido reconhecida na patogênese do DM e de suas complicações. A deficiência de tiamina, ou vitamina B1, já foi relatada em modelos experimentais de DM, concomitantemente a um aumento de seu clearance renal. O transportador de tiamina 1 (THTR-1), codificado pelo gene SLC19A2 e o transportador de tiamina 2 (THTR-2), codificado pelo gene SLC19A3, são os responsáveis pela reabsorção de tiamina no túbulo proximal após sua filtração no glomérulo renal. Estudos já demonstraram que a excreção aumentada de tiamina pode ser um risco preditivo de declínio precoce da função renal em pacientes diabéticos. O objetivo deste projeto é estudar a participação dos genes TXNIP, SLC19A2 e SLC19A3 na patogênese da ND em portadores de DM1. Para tanto, será extraído RNA mensageiro do sedimento urinário de portadores de DM 1 para avaliação da expressão dos genes alvos, que será associada com as manifestações da ND em quatro grupos de pacientes: (1) normoalbuminúria e TFG >60 mL/min; (2) normoalbuminúria e TFG <60 mL/min; (3)macroalbuminúria e TFG >60 mL/min e (4) macroalbuminúria e TFG <60 mL/min. O estudo da ativação ou inativação intrarenal de vias potencialmente associadas à evolução da ND em seres humanos é dificultada pela necessidade de biópsia renal. Com o desenvolvimento recente de técnicas confiáveis de extração de RNA do sedimento urinário e da técnica de RT-qPCR, a análise do mRNA do sedimento urinário pode se tornar uma ferramenta na avaliação das doenças renais, tanto na tentativa de identificar biomarcadores que possam predizer a evolução da função renal como para permitir um melhor entendimento da patogênese dessa complicação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTEIRO, MARIA BEATRIZ; THIEME, KARINA; SANTOS-BEZERRA, DANIELE PEREIRA; QUEIROZ, MARCIA SILVA; WORONIK, VIKTORIA; PASSARELLI, MARISA; MACHADO, UBIRATAN FABRES; GIANNELLA-NETO, DANIEL; OLIVEIRA-SOUZA, MARIA; CORREA-GIANNELLA, MARIA LUCIA. Beta-2-microglobulin (B2M) expression in the urinary sediment correlates with clinical markers of kidney disease in patients with type 1 diabetes. METABOLISM-CLINICAL AND EXPERIMENTAL, v. 65, n. 6, p. 816-824, JUN 2016. Citações Web of Science: 8.
MONTEIRO, MARIA BEATRIZ; SANTOS-BEZERRA, DANIELE PEREIRA; THIEME, KARINA; ADMONI, SHARON NINA; PEREZ, RICARDO VESSONI; MACHADO, CLEIDE GUIMARAES; QUEIROZ, MARCIA SILVA; NERY, MARCIA; OLIVEIRA-SOUZA, MARIA; WORONIK, VIKTORIA; PASSARELLI, MARISA; GIANNELLA-NETO, DANIEL; MACHADO, UBIRATAN FABRES; CORREA-GIANNELLA, MARIA LUCIA. Thioredoxin interacting protein expression in the urinary sediment associates with renal function decline in type 1 diabetes. Free Radical Research, v. 50, n. 1, p. 101-110, JAN 2 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.