Busca avançada
Ano de início
Entree

XI seminário de metodologia do ensino de língua portuguesa

Processo: 12/16510-5
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 30 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 01 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Claudia Rosa Riolfi
Beneficiário:Claudia Rosa Riolfi
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sala de aula  Métodos de ensino 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Língua Portuguesa | formação de professor | metodologia | Pesquisa | sala de aula | Seminário | Formação de Professor e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Os Seminários de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP (SMELP) tiveram sua origem em 2002, com o objetivo principal de servir de fórum de debates para os trabalhos de pesquisa oriundos dos estágios realizados nas disciplinas MELP. Nesta sua edição de 2012 (XI SMELP) toma a aula de Língua Portuguesa como seu centro, remetendo-nos às questões ligadas ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa, bem como as da formação de professores tanto para as modalidades de realização da aula quanto as da sua representação. A aula de Língua Portuguesa: que cara lhe dá o estagiário, o professor e o pesquisador? - é, portanto, uma temática ligada à práxis da Língua Portuguesa.Durante o SMELP, será realizado o Colóquio Nacional de Professores de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura (CMELP) que surgiu em 2005, como uma instância de debates para fazer face a uma dispersão, constituindo um lugar epistemológico, acadêmico e educacional no qual os saberes e práticas de/sobre formação do professor de Língua Portuguesa constituem muito mais um espaço institucional não-caracterizado, a ser preenchido, muitas vezes, por uma atuação ocasional de cada profissional/professor universitário que traga seu perfil de formação para a construção do trabalho com a MELP.Suas edições têm sido realizadas pelos pesquisadores envolvidos no Projeto de Cooperação Acadêmica "Disciplinas da licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa" (PROCAD n° 08/2008 da CAPES - UFMA, USP e UERN), na direção de somar esforços para analisar os corpora obtidos por meio dos esforços conjuntos de todas as equipes. Recentemente, outros projetos relacionadas a este tem sido desenvolvidos em outros estados (ES, MG, MT, PA e PR) , levando-nos a buscar reunir todos os integrantes desta empreitada no Colóquio deste ano. Assim, as mesas deste ano serão animadas pelos coordenadores destes projetos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)