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Construção de um modelo de classificação socioeconômica dos domicílios brasileiros

Processo: 12/15038-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:José Afonso Mazzon
Beneficiário:José Afonso Mazzon
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores socioeconômicos  Análise socioeconômica  Métrica  Estudos de validação  Classe social 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:classes socioeconômicas | Critério de classificação socioeconômica | Modelo de classificação socioeconômica | status socioeconômico | Marketing

Resumo

A APA - American Psychological Association conclamou pesquisadores a desenvolver esforços visando superar um gap na literatura: construir melhores modelos de classificação socioeconômica. Isso em função da importância desta variável como moderadora de resultados de pesquisa em diferentes campos: economia e administração, medicina, psicologia, sociologia, educação, dentre outros. Revisão de literatura mostra a existência de inúmeros problemas, tais como: uso de uma dimensão única para medir o status socioeconômico; emprego apenas de variáveis independentes métricas, não possibilitando o uso de variáveis de escala nominal e ordinal; uso de renda corrente (altamente sensível a variações da conjuntura econômica) e não de renda permanente; definição do número de estratos socioeconômicos de forma arbitrária; definição dos cutt-offs que separam uma classe de outra também feita de forma arbitrária, impossibilidade de trabalhar com dados faltantes (missings), utilização exclusivamente com finalidade explicativa e não preditiva para efeito de classificar um determinado domicílio em uma pesquisa de campo, etc. Com base em um estudo preliminar já aprovado para publicação em um special issue do International Journal of Research in Marketing, objetiva-se elaborar e validar um modelo teoricamente sustentado no conceito de renda permanente e metodologicamente embasado na modelagem de classes latentes. Essas características tornam o estudo inovador em nível mundial, com elevada perspectiva de uso no Brasil para efeito de políticas públicas e estratégias empresariais e disponibilização do método para ser utilizado em outros países, com as inequívocas vantagens de comparabilidade dos resultados em estudos internacionais e em pesquisas longitudinais. (AU)

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