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Aprendizagem autorregulada da matemática em ambientes de aprendizagem por computador: um estudo brasileiro

Processo: 12/51182-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Roberta Gurgel Azzi
Beneficiário:Roberta Gurgel Azzi
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino fundamental  Computador no ensino  Novas tecnologias da comunicação  Dispositivos móveis  Hipermídia  Matemática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autorregulacao Da Aprendizagem | Dispositivos Moveis | Ensino De Matematica | Ensino Fundamental | Teoria Social Cognitiva

Resumo

O desempenho acadêmico é uma preocupação crescente da comunidade educativa. No centro da problemática encontra-se o insucesso acadêmico e o correspondente abandono escolar precoce. No currículo brasileiro, a Matemática é uma disciplina com alto índice de insucesso, como pode ser observado através de indicadores locais e internacionais: o PISA (2010b) posiciona o Brasil em um dos últimos lugares do ranking de nações participantes do estudo. Os resultados do SAEB (2005) vão nesta mesma direção, indicando baixos níveis de proficiência em Matemática para os estudantes do quinto e nono anos do Ensino Fundamental. Tendo isto em conta, o presente estudo busca responder à seguinte questão: Como podem as novas tecnologias, especificamente aplicações hipermídia utilizadas através de dispositivos móveis, contribuir para a promoção da autorregulação da aprendizagem e para o sucesso escolar a Matemática? Neste estudo, serão utilizadas ferramentas hipermídia para ensinar conteúdos curriculares de Matemática do Ensino Fundamental, com a introdução de um tutor-avatar, de modo a aumentar a sua eficácia na aprendizagem e desempenho dos alunos, bem como em suas habilidades autorregulatórias. A presente pesquisa é parte de um estudo internacional sobre o tema, que conta com a colaboração de universidades portuguesas e espanholas. (AU)

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