Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento alimentar e obesidade: significados atribuídos por pacientes e profissionais de saúde

Processo: 12/17696-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Carla Maria Vieira
Beneficiário:Carla Maria Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Egberto Ribeiro Turato
Assunto(s):Antropologia médica  Comportamento alimentar  Obesidade  Significado 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentação | comportamento alimentar | cultura | doenças crônicas não transmissíveis | Nutrição | obesidade | Antropologia da Saúde

Resumo

O estudo do comportamento alimentar associado à questão da obesidade exige propostas de investigação amplas e interdisciplinares, considerando a emergência e complexidade do tema. O plano de pesquisa proposto, fundamentado no campo da antropologia da saúde, apresenta-se como continuidade de uma investigação realizada em 2011, no serviço de Endocrinologia e Nutrição do Complexo Hospitalar Universitário da Universidade de Barcelona (Espanha), como programa de estágio pós-doutoral, com financiamento da CAPES/Fundação Carolina. Nova etapa do estudo tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre os significados psicológicos e culturais do comportamento alimentar vinculado à obesidade, no campo da assistência ambulatorial em Campinas e compará-los aos conteúdos obtidos em Barcelona. Proposta metodológica de pesquisa qualitativa em saúde contará com inserção do pesquisador no contexto assistencial, elaboração de diários de campo e realização de entrevistas semidirigidas com pacientes em tratamento para obesidade e com profissionais de saúde envolvidos no referido tratamento. A compreensão de elementos subjetivos de como pacientes e profissionais interpretam a alimentação poderá contribuir para melhor adesão e promoção da autonomia do paciente na convivência com o excesso de peso, enquanto determinante de doenças crônicas e distúrbios metabólicos. O projeto tem potencialidade de contribuir com as atividades de pesquisa no Laboratório de Pesquisa Clínico Qualitativa, além da possibilidade de estreitar laços acadêmicos de cooperação com grupo de pesquisa do programa de pós-graduação em Antropologia Médica e Saúde Internacional, no Departamento de Antropologia, Filosofia e Trabalho Social da Universidade Rovira i Virgili, Espanha. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARLA MARIA VIEIRA; FLÁVIA MACHADO SEIDINGER LEIBOVITZ; DÉBORA BICUDO DE FARIA SCHÜTZER; RODRIGO ALMEIDA BASTOS; MARIA RITA MARQUES DE OLIVEIRA; EGBERTO RIBEIRO TURATO. A nutritionist approach to psychiatric treatment: Notes from a brief experience. Rev. chil. nutr., v. 48, n. 5, p. 798-803, . (12/17696-5)
VIEIRA, CARLA MARIA; SEIDINGER LEIBOVITZ, FLAVIA MACHADO; DE FARIA SCHUTZER, DEBORA BICUDO; BASTOS, RODRIGO ALMEIDA; MARQUES DE OLIVEIRA, MARIA RITA; TURATO, EGBERTO RIBEIRO. nutritionist approach to psychiatric treatment: Notes from a brief experienc. Rev. chil. nutr., v. 48, n. 5, p. 798-803, . (12/17696-5)