Busca avançada
Ano de início
Entree

Espaço de criação: uma alternativa educacional para alunos em situação de exclusão social e escolar na cidade de São Paulo

Processo: 05/02563-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Nilce da Silva
Beneficiário:Nilce da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Métodos de ensino  Ensino fundamental  Letramento  Alfabetização  Inclusão social 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetizacao | Criatividade | Espaco De Criacao | Inclusao Social | Letramento | Letrismo A-Funcional | Ensino Fundamental

Resumo

Este projeto insere-se na temática do aprendizado da leitura e da escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental (regular e educação de jovens e adultos)em regiões pouco favorecidas na cidade de São Paulo; localização em que encontra-se população migrante, afro-descendente e proveniente da região nordeste do país. O objetivo principal deste projeto consiste na implantação, coordenação e funcinamento de "espaços de criação" em, pelo menos 3 escolas públicas da periferia da cidade de São Paulo. Nos referidos "espaços", os alunos - em siutação de baixa escolarização em língua portuguesa - poderão, por meio de um balanço de suas competências e através do incentivo do uso de suas capacidades criativas e resilientes - resignificar a relação que têm com a escola e mais especificamente com o aprendizado da língua materna e adquirir instrumentos que facilitem sua inserção na sociedade letrada paulistana. A metodologia de pesquisa utilizada será a pesquisa-intervenção na medida em que os "espaços de criação" são considerados espaços, por excelência, apropriados à investigação científica e ainda, espaço pedagógicos propriamente dito. Pretende-se descrever densamente o processo de investigação instaurado por esta pesquisa e ainda divulgá-lo em revistas científicas, participando de congressos científicas e mesmo organizando eventos acadêmicos que procurem expor os resultados alcançados e submetê-los ao debate. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)