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Elaboração e avaliação da eficácia de material educativo para pacientes hipertensos

Processo: 13/06852-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Ricardo Gorayeb
Beneficiário:Ricardo Gorayeb
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em saúde  Materiais educativos e de divulgação  Hipertensão  Comportamento de risco  Comportamentos saudáveis 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartilha | educação em saúde | hipertensão arterial sistêmica | material educativo | Psicologia e Saúde

Resumo

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), um dos maiores problemas de saúde pública na atualidade, é uma condição clínica caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Quando não tratada adequadamente, a HAS pode gerar graves complicações que representam um elevado custo financeiro à sociedade. Além da elevada prevalência, outro fator que torna a HAS uma das doenças crônicas de maior impacto no cenário de saúde é a reduzida taxa de adesão ao tratamento e controle da pressão arterial nos pacientes. Uma das razões que levam aos baixos índices de adesão ao tratamento anti-hipertensivo é a falta de informação dos pacientes a respeito da doença, seus fatores de risco e proteção, por isso que ações de Educação em Saúde vêm sendo realizadas no sentido de informar o paciente, buscando estimular mudanças de comportamento e adoção de hábitos mais saudáveis. O material escrito é um tipo de instrumento que tem sido utilizado para promoção da Educação em Saúde. No entanto, um levantamento de cartilhas nacionais e internacionais revelou que estas não têm sido eficazes, uma vez que pressupõem uma verticalidade, apontam o que deve e o que não deve ser feito sem considerar o fato de que a mudança de comportamento é um processo de aprendizagem. O presente projeto é composto por dois estudos, no Estudo 1 será elaborada uma cartilha com informações e desenhos ilustrativos direcionados a pacientes hipertensos com baixa escolaridade e o Estudo 2 irá avaliar a eficácia da mesma. Para o primeiro estudo será realizado um levantamento de cartilhas nacionais e internacionais, um artista gráfico irá criar os desenhos apropriados para ilustrar o conteúdo e será elaborado um material inicial (Cartilha I). Esta versão será avaliada por juízes: 5 médicos, 5 psicólogos, 5 enfermeiros e 30 pacientes hipertensos. Com base na análise quantitativa e qualitativa da avaliação dos juízes, será elaborada a versão final do material (Cartilha II). Participarão do Estudo 2 um total de 60 pacientes hipertensos que fazem acompanhamento no Ambulatório de Hipertensão do HCFMRP-USP, divididos em dois grupos: grupo de intervenção (GI) e grupo controle (GC). Todos os participantes responderão, no dia da consulta no Ambulatório, a um questionário de dados socioeconômicos e que avalia o conhecimento deles sobre a hipertensão, seus fatores de risco e tratamento, além de uma escala para avaliação de emissão de comportamentos que podem reduzir ou elevar a pressão arterial. Após responderem aos instrumentos, será realizada uma sessão educativa individual, na qual o pesquisador lerá a Cartilha II juntamente com os participantes do GI e apresentará informações verbais aos participantes do GC. Quando os participantes voltarem para retorno no Ambulatório de Hipertensão responderão a instrumentos que avaliarão o conhecimento sobre a doença, a emissão de comportamentos de risco ou proteção e os participantes do GI responderão perguntas sobre o uso da Cartilha II. Será realizada uma análise quantitativa dos dados obtidos no Estudo 2. Espera-se que o uso da cartilha e a sessão educativa sejam mais eficazes para aumentar o conhecimento dos participantes do GI sobre a doença e para modificação de comportamentos de risco e adoção de hábitos saudáveis. (AU)

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