Busca avançada
Ano de início
Entree

Magnetic noise due to Kondo impurities in spintronic devices

Processo: 13/50220-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2013 - 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Convênio/Acordo: University of Victoria
Pesquisador responsável:Luis Gregório Godoy de Vasconcellos Dias da Silva
Beneficiário:Luis Gregório Godoy de Vasconcellos Dias da Silva
Pesq. responsável no exterior: Rogério de Sousa
Instituição no exterior: University of Victoria (UVic), Canadá
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/20804-9 - Estudos computacionais de correlação eletrônica e dinâmica dependente do tempo em nanoestruturas, AP.R
Assunto(s):Semicondutores  Spintrônica  Efeito Kondo 

Resumo

Dispositivos eletrônicos convencionais baseados em correntes de carga estão atingindo seus limites tanto em termos de miniaturização como de dissipação de energia. Isso tem motivado a pesquisa em dispositivos spintronicos, baseados no spin do elétron. Dispositivos spintronicos são mais sensíveis a flutuações do ambiente uma vez que, além do ruído de carga, estão também sujeitos a ruídos magnéticos ou de spin. A pesquisa no ruído magnético que pode afetar dispositivos de spintronica ainda está em sua infância e tem sido o foco central de pesquisa do grupo do Prof. de Sousa. Propomos aqui a investigação do problema de ruído magnético devido a uma impureza Kondo. A dinâmica da impureza é um complicado problema de muitos corpos e sua solução requer o uso de modernos métodos como o grupo de renormalização numérico, uma técnica em que o Prof. Dias é um especialista de nível mundial. Esse projeto busca usar essa combinação única de habilidades para estabelecer uma colaboração estratégica entre os grupos do Prof. de Sousa (especializado em dispositivos spintronicos) e o Prof. Dias (especializado em soluções computacionais de problemas de muitos corpos). O resultado desejado é a solução de um problema importante e atual. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS DA SILVA, LUIS G. G. V.; DE SOUSA, ROGERIO. Spin versus charge noise from Kondo traps. Physical Review B, v. 92, n. 8 AUG 14 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.