Busca avançada
Ano de início
Entree

Evaluation of effect of low-level laser therapy on adolescents with temporomandibular disorder: study protocol for a randomized controlled trial.

Processo: 13/15966-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de setembro de 2013 - 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Sandra Kalil Bussadori
Beneficiário:Sandra Kalil Bussadori
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes  Laser de baixa intensidade  Terapia a laser de baixa intensidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | laser de baixa potencia | Transtorno da Articulação Temporomandibular | Avaliação e Intervenção Terapêutica das Disfunções do Sistema Neuro-Muscular

Resumo

Inúmeros problemas podem envolver a articulação temporomandibular (ATM) e suas estruturas, sugerindo um quadro de disfunção temporomandibular (DTM). O objetivo deste estudo será avaliar o efeito da terapia com laser de baixa potência nos contatos oclusais, movimentos mandibulares, atividade eletromiográfica dos músculos mastigatórios e dor em adolescentes com DTM. Será realizado um estudo clinico, randomizado, controlado, duplo cego, envolvendo 85 adolescentes entre 15 e 18 anos de ambos os gêneros. A todos os participantes que estiverem aptos a participar da pesquisa será aplicado o instrumento "research diagnostic criteria for TMD (RDC-TMD)". Todos os participantes serão submetidos a um exame clínico e eletromiografia dos músculos masseter e feixe anterior do temporal bilaterais, para investigação e diagnóstico da DTM. A partir dos achados clínicos, os participantes serão classificados em Grupo sem DTM e Grupo com DTM. Os participantes com DTM serão divididos em quatro grupos, sendo que 3 receberão tratamento com laser de baixa potência e um grupo receberá o tratamento placebo. O tratamento envolverá somente a região da ATM, somente os músculos masseter e temporal anterior e tratamento misto. Os dados obtidos serão submetidos a análise estatística descritiva. Para avaliação da associação das variáveis categóricas será utilizado o test Qui-quadrado e Exato de Fisher, para comparação das médias dos sinais eletromiográficos será utilizado o test t-Student e Análise de variância (ANOVA) e para análise da correlação entre as variáveis contínuas será aplicado o teste de correlação de Pearson.Registro Ensaio ClínicoEste estudo foi registrado no Clinical Trials sob o número de protocolo -NCT01846000.Processo FAPESP n° 2012/07759-0 (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)