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III Seminário Internacional: infância e relações étnico-raciais

Processo: 13/16815-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 16 de março de 2014
Data de Término da vigência: 23 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Anete Abramowicz
Beneficiário:Anete Abramowicz
Pesquisador visitante: Pap Ndiaye
Instituição do Pesquisador Visitante: Fondation Nationale des Sciences Politiques (Sciences Po), França
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil  Crianças  Infância  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criança e Infância | diferença | Diversidade | Educação Infantil | Relações étnico-raciais | Sociologia da Infância

Resumo

O grupo de pesquisa denominado Estudos da criança, da infância e da educação infantil: políticas e práticas da diferença pretende realizar o III Seminário Internacional sobre a temática da infância e as relações étnico-raciais. Estes seminários internacionais (o I Seminário foi sobre a temática Educação Infantil e Diferença com o Prof. Michel Vandenbroeck da University Ghent o II Seminário foi sobre Sociologia da Infância com o Prof. Manuel Jacinto Sarmento da Universidade do Minho) têm por objetivo aprofundar os debates e às pesquisas no interior do amplo campo da sociologia e educação da infância com o objetivo de subsidiar as práticas, as teorias e as pesquisas realizadas neste campo teórico. A realização de seminários permite que questões práticas e teóricas sejam aprofundadas na medida em que as pesquisas são discutidas a partir de envio antecipado ao professor das questões centrais que serão debatidas. O tema das relações raciais e infância possuem lacunas teóricas importantes as quais pretendemos discutir e procurar equacionar com a ajuda do Prof. Dr. Pap Ndiaye considerado como um dos mais importantes pesquisadores da Europa, cujo livro a Condição Negra é central para aqueles que realizam o debate sobre raça e infância. Como a criança percebe sua cor? Como as crianças percebem às diferenças? Como as estatísticas podem levar em conta a auto-declaração das crianças em relação a sua cor? Como as pesquisas na área da sociologia da infância elaboram a relação entre criança, infância, raça e etnia? Como as crianças percebem as diferenças? Como equacionar o preconceito? São algumas questões que norteiam a elaboração deste seminário. É sabido que Pap Ndiaye não é especialista em infância, no entanto, o recorte analítico de suas pesquisas e prática política centrado na temática das relações étnico-raciais, aliado a sua expertise em ações afirmativas em educação seja na Europa, ou nos EUA, o colocam como um interlocutor importante e fundamental para aqueles que consideram a necessidade de subsídios teóricos para equacionar as importantes lacunas teóricas existentes no Brasil em relação ao tema relações raciais e infância. O grupo de pesquisa já mantém relações com o Prof. Pap Ndiaye desde 2009, quando estive em pós-doutorado em Paris e no 1o semestre de 2013 quando ele acolheu em estágio sanduíche de doutorado, uma doutoranda do grupo de pesquisa e do programa de pós-graduação em educação da UFSCar Ana Cristina Juvenal da Cruz, e por esta razão participará de sua banca de defesa, dando continuidade aos trabalhos e pesquisas que temos compartilhado. (AU)

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