Busca avançada
Ano de início
Entree

A comunicação dos sentidos nos espaços culturais brasileiros: estratégias de mediações e acessibilidade para as pessoas com suas diferenças

Processo: 14/50531-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Pesquisador responsável:Viviane Panelli Sarraf
Beneficiário:Viviane Panelli Sarraf
Instituição Sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espaços culturais  Inclusão social  Acessibilidade  Pessoas com deficiência  Sentidos  Tato  Audição  Olfato  Visão  Sinestesia  Cinestesia  Propriocepção  Paladar  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acessibilidade | Cinco Sentidos | Comunicacao Sensorial | Espacos Culturais | Inclusao Cultural

Resumo

A pesquisa sobre a comunicação dos sentidos nos espaços culturais brasileiros: estratégias de mediações e acessibilidade para as pessoas com suas diferenças, discute as estratégias de comunicação que utilizam os sentidos como: o tato, a audição, o olfato, a visão, a sinestesia, a cinestesia a propriocepção e o paladar em espaços culturais brasileiros. Considerando sua importância para a inclusão cultural dos indivíduos, em especial das pessoas com deficiência que são as menos beneficiadas nesses espaços por suas formas diferentes de percepção, locomoção e comunicação. Com base na justificativa de que a comunicação visual vem perdendo a capacidade de sedução do indivíduo, foram apresentados e analisados teorias e casos de comunicação cultural sensorial, que podem servir de exemplo para o desenvolvimento de uma teoria da comunicação dos cinco sentidos nos espaços culturais. Como resultados do estudo foram apontados reflexões e caminhos para trazer a prática da comunicação sensorial para a área cultural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)