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A avaliação da educação superior no Brasil: sistema implementado pelo governo federal e uso dos seus resultados na gestão institucional

Processo: 14/16209-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Celia Maria Haas
Beneficiário:Celia Maria Haas
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional  Qualidade da educação  Ensino superior  Avaliação de programas educacionais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Superior | gestao acadêmica | Políticas de avaliação | Qualidade da Educação Superior | Sistemas de Avaliação | Avaliação da Educação Superior

Resumo

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), implementado pelo governo federal, completa 10 anos em 2014. No Brasil e no mundo, a avaliação dos sistemas de ensino pode ser considerada um dos principais instrumentos de gestão da educação, amplamente utilizado pelo poder público para a regulação de políticas públicas nesse campo. Considerada a relevância de tal iniciativa propõe-se esta pesquisa a caracterizar o sistema de avaliação da educação superior brasileira, descrevendo seus pressupostos, contornos, regulamentações e cotejar as diversas formas de utilização das quais as instituições de ensino superior vêm-se valendo para delinear seus planos de gestão. O estudo será baseado em análise de legislação, de documentos governamentais e institucionais bem como em entrevistas com gestores acadêmicos e presidentes de Comissões Próprias de Avaliação (CPA) de instituições privadas e públicas. Os procedimentos metodológicos podem ser inscritos na avaliação de política com foco na análise da implementação e uso de seus resultados em ambos os segmentos (privado e público), exigindo, portanto, uma revisão de literatura, levantamento das pesquisas sobre o assunto, coleta e análise de dados disponíveis em arquivos oficiais e em depoimentos de gestores institucionais. Como resultado, espera-se contribuir para as reflexões acerca do sistema de avaliações atualmente em vigor, discutindo seus possíveis efeitos na gestão institucional. (AU)

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