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Tackling cultural barriers in cognitive assessment and early detection of dementias

Processo: 14/50203-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2014 - 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Convênio/Acordo: Universidade de Edinburgh
Pesquisador responsável:Monica Sanches Yassuda
Beneficiário:Monica Sanches Yassuda
Pesq. responsável no exterior: Mario Parra Rodriguez
Instituição no exterior: University of Edinburgh, Escócia
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/27096-8 - Envelhecimento cognitivo: analfabetismo, baixa escolaridade e possibilidades de intervenção, AP.R
Assunto(s):Doenças neurodegenerativas  Demência  Doença de Alzheimer  Testes psicológicos  Memória (psicologia) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Psicologia

Resumo

O Grupo de Neurologia Cognitiva e Comportamental da USP e do Grupo de Neurociência Cognitiva Humana da Universidade de Edimburgo estabeleceram recentemente uma colaboração para investigar marcadores cognitivos para a doença de Alzheimer (DA) que sejam isentos da influência da cultura. Este é um tema chave em todo o mundo, particularmente, nos países da América Latina, onde a maioria dos instrumentos de avaliação cognitiva m adaptados de países desenvolvidos e podem não refletir os desafios cognitivos apresentados pela cultura local. Investigaremos um teste cognitivo novo que se mostrou sensível e específico para a AD e parece não ser significativamente influenciado por características demográficas das populações afetadas. O Teste de Memória Integrativa de Curto Prazo avalia a capacidade de processar, de forma temporária, uma combinação de características, como forma e cores. Este teste já foi utilizado em populações latino-americanas (Colômbia) com características demográficas semelhantes às observadas no Brasil (por exemplo, grau de instrução, ocupação, expectativa de vida). Estudos anteriores confirmaram a validade deste teste para avaliar tais populações e para comparar o desempenho entre as culturas e nações. Pretendemos incorporar essa metodologia em nossos protocolos de avaliação para maximizar a sensibilidade de nossos procedimentos diagnósticos. Esta meta exigirá um programa de intercâmbio completo entre as partes envolvidas no qual as experiências neste campo serão compartilhadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YASSUDA, MONICA SANCHES; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA; CECCHINI, MARIO AMORE; CASSIMIRO, LUCIANA; FERNANDES, KATARINA DUARTE; BARADEL, ROBERTA ROQUE; GARCIA, RICARDO BASSO; NITRINI, RICARDO; DELLA SALA, SERGIO; PARRA, MARIO ALFREDO. Free Recall of Bound Information Held in Short-Term Memory is Unimpaired by Age and Education. ARCHIVES OF CLINICAL NEUROPSYCHOLOGY, v. 35, n. 2, p. 11-pg., . (14/50203-8, 16/50197-3)
CECCHINI, MARIO AMORE; YASSUDA, MONICA SANCHES; BAHIA, VALERIA SANTORO; DE SOUZA, LEONARDO CRUZ; GUIMARAES, HENRIQUE CERQUEIRA; CARAMELLI, PAULO; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA; PATROCINIO, FLAVIA; FOSS, MARIA PAULA; TUMAS, VITOR; et al. Recalling feature bindings differentiates Alzheimer's disease from frontotemporal dementia. JOURNAL OF NEUROLOGY, v. 264, n. 10, p. 2162-2169, . (14/50203-8)

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