Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de marcadores moleculares para o desenvolvimento de novos fármacos com propriedades angiogênicas

Resumo

A angiogênese, formação de novos vasos sanguíneos a partir dos já existentes, é um processo importante em organismos vertebrados, em condições fisiológicas e patológicas. Exemplo onde a angiogênese participa ativamente da doença é a retinopatia, uma das principais causas da perda de visão em adultos. Doenças como a retinopatia diabética, a degeneração macular relacionada a idade (úmida) e retinopatia da prematuridade tem um componente angiogênico importante. Estas doenças afetam indivíduos de todas as idades, raças e classes sociais, com um forte impacto na saúde brasileira e mundial, uma vez que atingem indivíduos na sua fase produtiva na cadeia de trabalho. Medicamentos que inibem a formação de vasos na retina pelo bloqueando da angiogênese têm se mostrado eficientes no tratamentos destas doenças. Neste novo projeto, propomos estender estudos de nosso laboratório com receptores tirosina quinase envolvidos em angiogênese, agora, com ênfase no receptor órfão da família Tie. E numa nova linha de pesquisa do laboratório, vamos determinar o transcriptoma da retina angiogênica, em busca de novos alvos terapêuticos para nossas bibliotecas combinatoriais. Nossa expectativa com este projeto é identificar um novo ligante para um receptor tirosina quinase importante na angiogênese (Tie1) e, por estudos de genômica, ampliar o número de alvos moleculares conhecidos para o desenvolvimento de terapias para doenças com um componente vascular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS TEIXEIRA, ANDRE AZEVEDO; CARNERO, LUIS RODRIGUEZ; KURAMOTO, ANDREIA; TANG, FENNY HUI FEN; GOMES, CARLOS HERNIQUE; PEREIRA, NATALIA BUENO; DE OLIVEIRA, LEA CAMPOS; GARRINI, REGINA; MONTEIRO, JHONATAS SIRINO; SETUBAL, JOAO CARLOS; et al. A refined genome phage display methodology delineates the human antibody response in patients with Chagas disease. ISCIENCE, v. 24, n. 6, . (14/21177-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.