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I Simpósio Internacional de Metodologias Participativas na Construção do Conhecimento

Processo: 15/03658-2
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 02 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 04 de julho de 2015
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Luiza Hiromi Tanaka
Beneficiário:Luiza Hiromi Tanaka
Instituição Sede: Escola Paulista de Enfermagem (EPE). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação  Pesquisa-ação  Metodologia participativa  Eventos científicos e de divulgação  Reuniões científicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciências Humanas e Sociais | Educação | Interdiciplinaridade | Metodologias Participativas | pesquisa-ação | Saúde | Metodologias participativas

Resumo

O Simpósio se propõe abordar diversas metodologias participativas, a pesquisa participante, a pesquisa-ação e a sociopráxis com renomados pesquisadores nacionais e internacionais. Além disso, busca dialogar com os pós-graduandos e os colaboradores da situação pesquisada, como pesquisador-ator. O Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, a partir do Departamento de Administração e Saúde Coletiva e a Pró-reitoria de Extensão se propõem por meio deste evento promover a discussão das metodologias participativas na produção do conhecimento, na perspectiva da interdisciplinaridade, sobre nas ciências da saúde, humanas e sociais. As comissões organizadora e científica são compostas por docentes, pesquisadores e pós-graduandos das áreas da sociologia, antropologia, filosofia, educação, enfermagem e saúde coletiva. Objetivos: *Suscitar reflexões sobre os aspectos teóricos das metodologias participativas e sua tradução nas práticas locais, regionais e globais; *Analisar os eixos teórico-metodológicos das pesquisas que utilizam metodologias participativas em periódicos nacionais e internacionais, assim como a formação de redes colaborativas; *Discutir a importância, a aplicabilidade e viabilidade desses métodos nas diversas áreas de conhecimento, sobretudo na saúde e educação, sob a perspectiva de interação com as áreas das ciências humanas e sociais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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