Busca avançada
Ano de início
Entree

Three-dimensional hydrodynamical simulations of the supernovae-driven gas loss in the Dwarf Spheroidal Galaxy Ursa minor

Processo: 15/06361-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de maio de 2015 - 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Anderson Caproni
Beneficiário:Anderson Caproni
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrodinâmica  Grupo local de galáxias  Métodos numéricos 

Resumo

Como usual nas galáxias anãs esferoidais do Grupo Local, Ursa Minor possui muito pouco gás nos dias atuais. Como esta galáxia perdeu seu gás é ainda controverso na literatura. Com o objetivo de estudar a perda de gás ao longo da história de Ursa Minor, nós realizamos, pela primeira vez na literatura, simulações hidrodinâmicas tridimensionais para esta galáxia, assumindo que a remoção do gás é induzida, única e exclusivamente, por supernovas do tipo II. A configuração inicial do gás e as taxas de supernovas usadas em nossas simulações estão vinculadas à taxa de formação estelar e à dispersão de velocidades de Ursa Minor inferidas observacionalmente. Após três bilhões de anos de evolução, nós encontramos que a eficiência em remover gás é maior quando a taxa de supernovas é aumentada, ou quando a densidade inicial do gás é mais baixa. As taxas de perda de massa inferidas são sistematicamente mais altas nas regiões centrais (< 300 pc), ainda que tal relação não seja estritamente linear ao longo do tempo e do raio galáctico. Estruturas filamentares induzidas por instabilidades Rayleigh-Taylor e cascas concêntricas relacionadas às ondas acústicas produzidas pelas supernovas podem explicar quantitativamente as perdas de massa inferidas a partir de nossas simulações. Nossos resultados sugerem que as supernovas de tipo II são capazes de transferir a maior parte do gás da região central para o halo galáctico. Entretanto, mecanismos físicos adicionais parecem ser necessários para remover o gás das regiões mais externas de Ursa Minor. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAPRONI, A.; LANFRANCHI, G. A.; LUIZ DA SILVA, A.; FALCETA-GONCALVES, D. THREE-DIMENSIONAL HYDRODYNAMICAL SIMULATIONS OF THE SUPERNOVAE-DRIVEN GAS LOSS IN THE DWARF SPHEROIDAL GALAXY URSA MINOR. ASTROPHYSICAL JOURNAL, v. 805, n. 2 JUN 1 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.