Busca avançada
Ano de início
Entree

Optimizing antioxidant extraction and milk processing conditions for reduced lipid oxidation

Processo: 15/50437-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2016 - 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Convênio/Acordo: University of California, Davis (UC Davis)
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Thais Maria Ferreira de Souza Vieira
Beneficiário:Thais Maria Ferreira de Souza Vieira
Pesq. responsável no exterior: Juliana Maria N. Leite de Moura Bell
Instituição no exterior: University of California, Davis (UC Davis), Estados Unidos
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/18227-4 - Atividade antioxidante de própolis verde em sistema modelo, AP.R
Assunto(s):Oxidação lipídica  Antioxidantes  Própolis  Leite 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Engenharia De Alimentos

Resumo

A oxidação lipídica leva à formação de potenciais componentes tóxicos que reduzem o valor nutricional e propriedades sensoriais dos alimentos. Estratégias para evitar ou reduzir os efeitos da oxidação lipídica baseiam-se na otimização de processos visando minimizar o efeito da temperatura sobre a fração lipídica dos produtos e na utilização de antioxidantes que são capazes de retardar esta reação indesejável. Os antioxidantes podem ser obtidos a partir de fontes sintéticas ou naturais, entretanto o uso de oxidantes sintéticos em alimentos é restrito devido a possibilidade de danos à saúde quando elevadas doses dos mesmos sãos utilizadas. Aliado a este problema, a elevada procura por produtos provenientes de fontes sustentáveis ambientalmente amigáveis tem forçado tanto a indústria de alimentos quanto a comunidade acadêmica a buscarem novas possibilidades para a obtenção de antioxidantes de fontes naturais. A própolis é considerada uma fonte rica em compostos fenólicos e possui atividades antimicrobianas e antioxidantes já comprovadas. Em alimentos emulsionados, tal como o leite, a degradação lipídica ocorre rapidamente e é influenciada por vários fatores como a composição de ácidos graxos, o pH da fase aquosa, o tipo e concentração de antioxidantes, tamanho de partículas de gordura e a exposição aos diferentes tratamentos térmicos. Todas essas variáveis tornam a avaliação da eficácia e mecanismos de ação dos antioxidantes uma tarefa desafiadora. Portanto, o objetivo geral desta proposta é avaliar como as condições de processamento podem ser otimizadas visando a redução da oxidação lipídica, bem como os efeitos da adição de extratos antioxidantes da própolis verde durante o processamento do leite e em sistemas de emulsão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, FERNANDA FURLAN GONCALVES; AUGUSTO-OBARA, THALITA RIQUELME; HENNEBELLE, MARIE; CHANTIENG, SIRIYAKORN; OZTURK, GULUSTAN; TAHA, AMEER Y.; DE SOUZA VIEIRA, THAIS MARIA FERREIRA; BELL, JULIANA MARIA LEITE NOBREGA DE MOURA. Effects of industrial heat treatments on bovine milk oxylipins and conventional markers of lipid oxidation. PROSTAGLANDINS LEUKOTRIENES AND ESSENTIAL FATTY ACIDS, v. 152, . (14/18227-4, 15/50437-1)
CAVALARO, RENATA IARA; DE FREITAS FABRICIO, LUIS FELIPE; FERREIRA DE SOUZA VIEIRA, THAIS MARIA. Ultrasound-Assisted Extraction of Antioxidants from Baccharis dracunculifolia and Green Propolis. PROCESSES, v. 8, n. 12, . (15/50437-1, 14/18227-4)
CAVALARO, RENATA IARA; DA CRUZA, RICHTIER GONCALVES; DUPONT, SEBASTIEN; BELL, JULIANA MARIA LEITE NOBREGA DE MOURA; VIEIRA, THAIS MARIA FERREIRA DE SOUZA. In vitro and in vivo antioxidant properties of bioactive compounds from green propolis obtained by ultrasound-assisted extraction. FOOD CHEMISTRY-X, v. 4, . (14/18227-4, 15/50437-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.