Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de plataforma on-line para criação e distribuição de tarefas para avaliação da aprendizagem baseadas em mapas conceituais

Processo: 16/24553-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Paulo Rogerio Miranda Correia
Beneficiário:Paulo Rogerio Miranda Correia
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mapas conceituais  Aprendizagem significativa  Avaliação da aprendizagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem distribuída | Aprendizagem significativa | avaliação da aprendizagem | Mapas conceituais | planejamento do ensino | Ressonância pedagógica | Mapeamento conceitual

Resumo

Nosso grupo de pesquisa é pioneiro no desenvolvimento de tarefas baseadas no uso de mapas conceituais com erros (MC/E). Feitos pelo professor, os MC/E tem se mostrado uma possibilidade inovadora para avaliar o entendimento conceitual dos aluno. A ideia é solicitar aos alunos que identifiquem erros conceituais nos MC/E e expliquem os erros identificados. Apesar dos resultados promissores até o momento, ainda resta um obstáculo a ser superado: o tempo necessário para corrigir e processar as informações obtidas por meio de MC/E impressos em papel é elevado, impedindo que o professor ofereça o feedback para os alunos durante o andamento da disciplina. O objetivo desse projeto de pesquisa é desenvolver e testar um sistema on-line que permita ao professor (i) criar os MC/E, (ii) distribuir as tarefas para os alunos, (iii) interpretar as respostas dos alunos e (iv) fornecer feedback específico de acordo com o entendimento conceitual de cada um deles. A plataforma Sero!, dedicada ao desenvolvimento de atividades de avaliação da aprendizagem usando mapas conceituais, vem sendo desenvolvida pelo Dr Brian Moon (Perigean LLC). Ela será utilizada para criar as tarefas on-line envolvendo MC/E. O projeto prevê 2 ciclos de coleta de dados no âmbito da disciplina ACH 0131 Ciências da Natureza: Ciência, Cultura e Sociedade. O primeiro ciclo (2017, avaliação do ensino) prevê a realização de 6 tarefas baseadas em MC/E e as respostas dos alunos serão úteis para identificar as concepções alternativas mais desafiadoras. O segundo ciclo (2018, avaliação da aprendizagem) prevê a realização de 9 tarefas baseadas em MC/E, a fim de se verificar o efeito do feedback específico para direcionar o período de re-estudo (comparar o desempenho dos alunos antes e após o período de re-estudo). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREIA, PAULO R. M.; KINCHIN, IAN M.; CONCEICAO, ADRIANO N.. Using concept maps to surf semantic waves in the pursuit of powerful knowledge structures. KNOWLEDGE MANAGEMENT & E-LEARNING-AN INTERNATIONAL JOURNAL, v. 15, n. 3, p. 12-pg., . (22/05340-3, 16/24553-7)