Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos modelos de regressão binomial mista para dados desbalanceados e extensões

Processo: 17/07773-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2017 - 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Estatística
Pesquisador responsável:Vicente Garibay Cancho
Beneficiário:Vicente Garibay Cancho
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Regressão  Análise de regressão  Inferência bayesiana  Verossimilhança 

Resumo

Introduzimos funções de ligação generalizadas para a modelagem de resposta binomial e binária que pode ser apropriada quando a probabilidade de uma dada resposta binária se aproxima de 0 em uma taxa diferente do que se aproxima a 1, isto é para dados desbalanceados. A proposta se baseia em versões exponenciadas de distribuições de base e suas correspondentes distribuições reversas. Como caso especial conhecidas funções de ligação são obtidas. Propriedades das ligações propostas são apresentadas. As abordagens de Máxima Verossimilhança e Bayesiana MCMC são desenvolvidas. Extensões deste modelos para modelos de regressão ordinal, modelo de regressão mista e teoria da resposta ao item são também consideradas. Aplicações e estudos de simulação também são apresentados, mostrando-as vantagens da proposta frente a modelos comumente usados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEMONTE, ARTUR J.; BAZAN, JORGE L. New links for binary regression: an application to coca cultivation in Peru. TEST, v. 27, n. 3, p. 597-617, SEP 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.