Busca avançada
Ano de início
Entree

A Experiência do espectador contemporâneo: memória, invenção e narrativa

Processo: 17/10912-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Silvia Fernandes da Silva Telesi
Beneficiário:Silvia Fernandes da Silva Telesi
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Memória  Espectador  Atenção  Experiências  Emoções  Narrativa  Publicações de divulgação científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atenção | Emoção | Espectador | Experiência | memória | teatro | Estudos do Espectador

Resumo

Esta pesquisa consiste num estudo da experiência (DEWEY, 2010) de espectadores contemporâneos do teatro a partir da análise de suas narrativas sobre essa experiência. Tal experiência que é compreendida a partir de um tríplice mecanismo que envolve memória, atenção e emoção (MÜNSTERBERG, 2004), compreensão essa que atua como eixo teórico da tese e cujos conceitos são atualizados pelos conhecimentos mais recentes sobre o tema (XAVIER, 2013; HELENE & XAVIER 2007, 2006 e 2003; IZQUIERDO2013). Dessa forma, demonstra-se como o processo da memória e da própria experiência atua de maneira dinâmica, num trabalho contínuo (BOSI, 2012). Apresenta-se um breve histórico da figura do espectador nas teorias teatrais do século XX e XXI o que deixa transparecer que a maior parte dos estudos, salvo raras exceções (como MERVANTROUX,2006), se baseia sobre um espectador idealizado. Para comparar tal figura, em um segundo momento, com espectadores reais que estão nos teatros, parte-se primeiramente dos espectadores do Projeto Formação de Público. Em seguida abordam-se as memórias dos espectadores que tiveram como mesma vivência de base quatro espetáculos dirigidos por Antônio Araújo (Teatro da Vertigem - TV) e Romeo Castellucci (Socìetas Raffaello Sanzio - SRS). Para falar da experiência dos espectadores, no contexto brasileiro, são utilizados como vivências de base os espetáculos Bom Retiro958 metros (TV) e Sobre o conceito da face no filho de Deus (SRS), cuja análise da experiência dos espectadores parte de materiais diversos como artigos, críticas entrevistas. Posteriormente, analisa-se experiências de espectadores em território europeu a partir das peças Dire ce qu'on ne pense pas dans des langues qu'on ne parle pas (TV) e Go down, Moses (SRS), nas quais acompanha-se o percurso da experiência do espectador, da criação até as ressonâncias verificadas alguns meses depois da peça ser assistida pelo espectador. Para isso, utiliza-se a técnica da entrevista aberta (BAUER &GASKELL, 2007), analisada qualitativamente tendo como base o método de análise de conteúdo (BARDIN, 2000). Como um dos desdobramentos das entrevistas surge a possibilidade de uma vida do teatro, vida esta que opera em simbiose com a vida do espectador. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)