Busca avançada
Ano de início
Entree

Valorização da Olivicultura na região da Serra da Mantiqueira empregando tecnologias verdes

Processo: 17/03614-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2017 - 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Lúcio Cardozo Filho
Beneficiário:Lúcio Cardozo Filho
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão. Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB). Fundação de Ensino Octávio Bastos (FEOB). São João da Boa Vista , SP, Brasil
Pesq. associados: Carlos Eduardo Barão ; Lilian Regina Barros Mariutti ; Neura Bragagnolo
Assunto(s):Produtos naturais  Azeite de oliva  Ciclodextrinas 

Resumo

A meta principal deste trabalho é a valorização de azeites de oliva extra virgem produzidos na região da Serra da Mantiqueira via aproveitamento de resíduos da olivicultura empregando tecnologias ambientalmente corretas. O Brasil é um grande consumidor e importador de azeites de oliva extra virgem. Em microclimas favoráveis, com altitude acima de 1000 metros, a olivicultura nacional tem-se mostrado tecnicamente e comercialmente viável. Neste sentido, a olivicultura na serra da Mantiqueira tem-se consolidando como um agronegócio alternativo promissor dirigido, principalmente, para pequenas propriedades. No entanto, os parâmetros de qualidades dos azeites extra virgem precisam ser melhorados para desfrutar desse grande mercado nacional. A meta tecnológica principal deste trabalho é adição de antioxidantes extraídos dos resíduos da olivicultura empregando a tecnologia de fluidos pressurizados. Tais antioxidantes serão incorporados ao óleo de azeite via filmes de biopolímeros contendo ciclodextrinas impregnadas com os extratos ricos em compostos fenólicos buscando a estabilidade oxidativa. Os impactos ambientais, econômicos, sociais e/ou de inovação desta proposta estão presentes na forma de desenvolvimento de produtos e processos visando a redução do impacto da atividade agroindustrial, aumento da parcela das atividades econômicas com maior base tecnológica e, melhoria de ensino de graduação dentre outros. Finalmente, apesar da presente proposta tratar-se de um problema importante e impactante de cunho regional, sem dúvida, a sua contribuição alcançará o âmbito nacional e internacional na cadeia de produção de azeites de alta gama. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JASKI, JONAS MARCELO; BARAO, CARLOS EDUARDO; LIAO, LUCIANO MORAIS; PINTO, VINICIUS SILVA; ZANOELO, EVERTON FERNANDO; CARDOZO-FILHO, LUCIO. beta-Cyclodextrin complexation of extracts of olive leaves obtained by pressurized liquid extraction. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS, v. 129, p. 662-672, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.