Busca avançada
Ano de início
Entree

Proteínas clock circadianas e receptores de melatonina em neuronios e células da glia no cerebelo do sapajus apella

Processo: 18/00563-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luciana Pinato
Beneficiário:Luciana Pinato
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema nervoso  Melatonina 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biological rhythms | Cerebellum | melatonin | Sistema Nervoso

Resumo

As oscilações de proteínas expressas ritmicamente em áreas encefálicas são importantes para a determinação de diversos processos celulares e fisiológicos em antecipação aos ritmos ambientais diários e sazonais. Além do núcleo supraquiasmático, considerado o principal oscilador central, o cerebelo também mostra oscilações na expressão de genes e proteínas denominados genes clock ou proteínas clock. A variedade de ritmos de circuitos locais que o córtex cerebelar contem influencia processos motivacionais como o comportamento alimentar, a linguagem e a memória de trabalho. Evidências genéticas e epidemiológicas sugerem que a ruptura dos mecanismos envolvidos na expressão dos ritmos circadianos em seres humanos pode levar a muitas condições patológicas. A base molecular do oscilador cerebelar foi demonstrada pela expressão dos "genes clock" nas células cerebelares. Apesar disso, os dados sobre essa expressão no cerebelo de espécies de hábito diurno, especificamente em primatas, são pouco explorados, principalmente em relação à identidade celular, bem como a relação com outras moléculas também envolvidas em funções cerebelares. Tal investigação contribui para esclarecer os possíveis mecanismos envolvidos na ritmicidade cerebelar. Considerando que as proteínas ligantes de cálcio (CaBPs) atuam na preservação e modulação das funções cerebelares e que a expressão das proteínas clock pode ser controlada por projeções aferentes ou sinais hormonais como a melatonina, o presente estudo teve como objetivo descrever as identidades celulares, os padrões de distribuição e as possíveis mudanças de expressão dia / noite das proteínas clock PER1e PER2, das CaBPs e dos receptores de melatonina MT1 e MT2 no córtex cerebelar de um primata diurno usando técnicas de imunohistoquímica. As células imunorreativas (IR) a PER1 e PER2 foram identificadas como células de Purkinje, e os receptores MT1 e MT2 foram encontrados nas células de Bergmann, cuja identidade foi confirmada pela expressão de S100b. A maior expressão de PER observada durante o horário representativo do dia coincidiu com a maior expressão de receptores de melatonina. As CaBPs apresentaram alterações morfológicas e de densidade entre os horários do dia e da noite no córtex cerebelar. O mesmo padrão temporal na expressão das proteínas PER e dos receptores MT1 e MT2 indica uma possível relação entre essas moléculas durante o processamento rítmico do cerebelo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUISSONI CAMPOS, LEILA M.; HATAKA, ALESSANDRE; VIEIRA, ISIS Z.; BUCHAIM, ROGERIO L.; ROBALINHO, ISADORA F.; ARANTES, GIOVANNA E. P. S.; VIEGAS, JOYCE S.; BOSSO, HENRIQUE; BRAVOS, RAFAEL M.; PINATO, LUCIANA. Circadian Clock Proteins and Melatonin Receptors in Neurons and Glia of the Sapajus apella Cerebellum. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 9, . (18/00563-9, 11/51495-4)