Busca avançada
Ano de início
Entree

Leprose dos citros e seu vetor: aspectos moleculares e biológicos

Processo: 16/21749-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2018 - 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Valdenice Moreira Novelli
Beneficiário:Valdenice Moreira Novelli
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Citrus 

Resumo

A leprose dos citros, comumente causada pelo Citrus leprosis virus C (Cilevirus), é atualmente a doença viral de maior de impacto à citricultura, devido ao alto custo com uso de acaricidas para o manejo e controle do vetor. A doença está associada a ácaros pertencentes ao gênero Brevipalpus (Acari: Tenuipalpidae), os quais são polífagos, cosmopolitas, e têm tido maior atenção dada à sua capacidade de transmitir outros fitovírus para diferentes espécies de plantas. Faz-se necessário entender cada vez mais este ácaro dentro do patossistema leprose, com vistas a redução de sua ocorrência e a consequente dispersão do inóculo CiLV-C no campo, refletindo em um menor impacto ambiental e financeiro aos produtores. Nos últimos anos, diversos estudos possibilitaram ampliar o conhecimento sobre a leprose e seu vetor, destacando-se a recente revisão taxonômica para a espécie B. phoenicis, a qual teve algumas sinonímias recuperadas e novas espécies descritas para o grupo. Este reposicionamento teve implicação direta nesta interação vírus-vetor, voltando-se a investigação aos estudos de diversidade e de uma possível especificidade na aquisição e inoculação do vírus da leprose, por essas espécies revisadas e as recém descritas. Resultados preliminares de pesquisas no Centro de Citricultura Sylvio Moreira-IAC (CCSM-IAC), em parceria com outras instituições, indicaram fortemente a possibilidade do uso dos marcadores moleculares no contexto taxonômico integrativo, e de utilizar a genômica e transcriptômica como estratégias para avançar no conhecimento e controle do vetor. Espera-se com a continuidade destes trabalhos, com foco na interação vírus-vetor, explorando a genômica funcional e os dados de expressão gênica, agregar ainda mais informações sobre o patossistema leprose. A expectativa é fornecer subsídios para que, em um futuro próximo, possam ser disponibilizadas ferramentas inovadoras ao manejo sustentável da doença nos pomares. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROGERIO, LUANA APARECIDA; GALDEANO, DIOGO MANZANO; ARENA, GABRIELLA DIAS; NUNES, MARIA ANDREIA; MACHADO, MARCOS ANTONIO; NOVELLI, VALDENICE MOREIRA. Reference genes for gene expression studies by RT-qPCR in Brevipalpus yothersi (Acari: Tenuipalpidae), the mite vector of citrus leprosis virus. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, APR 25 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.