Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao temporal da funcao vascular em aorta de camundongos com delecao dos receptores alfa 2a - e alfa 2c - adrenergicos.

Processo: 05/52505-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luciana Venturini Rossoni
Beneficiário:Gisele Kruger Couto
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Disfunção endotelial   Receptores adrenérgicos   Óxido nítrico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anions Superoxidos | Disfuncao Endotelial | Insufiencia Cardiaca | Oxido Nitrico | Receptores Adrenergicos

Resumo

As enfermidades cardiovasculares possuem grande relevância nos programas de saúde mundial, e a insuficiência cardíaca (IC) é uma conseqüência comum para diversas formas dessas doenças cardiovasculares. Dentre as várias alterações funcionais observadas na IC pode-se citar: aumento da atividade simpática e alterações vasculares. Porém, essas alterações foram observadas em modelos animais de hipertensão arterial ou infarto do miocárdio que, a longo prazo, desenvolviam IC. Sendo a origem dessa IC multifatorial esses modelos podem não refletir exatamente o efeito da hiperestimulação simpática nas adaptações vasculares. Recentemente foi descrito um modelo animal de IC que possui deleção dos receptores que regulam a atividade simpática (camundongos alfa2a/alfa2cARKO). Esses animais possuem uma elevação crônica da atividade simpática e desenvolvem cardiomiopatia induzida por hiperatividade simpática. Logo, esses camundongos serão um ótimo modelo para se estudar os mecanismos pelos quais a o aumento da atividade simpática, per se, poderá induzir ajustes no sistema vascular, antes, durante e após a consolidação do quadro de IC. Nossa hipótese é que, de maneira dependente do tempo, a hiperativação simpática levará a ajustes na função vascular contribuindo para a piora do quadro de IC. Assim, avaliaremos se, nesses camundongos, há alterações vasculares e os mecanismos envolvidos. Também observaremos o efeito temporal nas alterações vasculares durante a instalação da IC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COUTO, Gisele Kruger. Avaliação temporal da função vascular em aorta de camundongos com deleção dos receptores a2A e a2BC adrenérgicos.. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.