Busca avançada
Ano de início
Entree

Busca de biomarcadores para a morte subita dos citros (msc) usando eletroforese bidimensional (2d-page) e espectrometria de massas (maldi-tof).

Processo: 03/13423-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2004
Data de Término da vigência: 31 de março de 2007
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Emanuel Carrilho
Beneficiário:Marcelo Delmar Cantú
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Biomarcadores   Eletroforese em gel bidimensional   Espectrometria de massas   Morte súbita dos citros   Proteoma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomarcadores | Eletroforese Bidimensional | Espectrometria De Massas | Morte Subita Dos Citros | Proteoma

Resumo

O estado de São Paulo é responsável pela produção de 83% da laranja brasileira. A morte súbita do citros (MSC) é uma nova praga que desafia a citricultura. Até o presente momento mais de 1 milhão de pés de laranjas já foram dizimados, gerando um prejuízo da ordem de US$ 20 milhões ao setor. Hoje a morte súbita só é diagnosticada quando surgem os seus primeiros sintomas, geralmente quatorze meses após a ocorrência da infecção. Nesse momento, o pé de laranja já está condenado e não é possível salvá-lo. Um biomarcador trata-se de um marcador biomolecular produzido quando o organismo apresenta uma determinada enfermidade. O estudo sobre biomarcadores envolve a comparação do padrão de proteínas ou outras biomoléculas de uma amostra sadia com o de uma amostra infectada. Desta forma pode-se estipular os compostos que estão associadas com a doença em questão. Uma vez determinado o complexo multiprotéico a ser estudado, os métodos para o estudo proteômico podem ser divididos em duas etapas. Na primeira etapa, a amostra protéica é fracionada, por meio de técnicas de eletroforese bidimensional (2D-PAGE) ou cromatografia líquida multidimensional. Em uma segunda etapa, as proteínas podem ser identificadas e caracterizadas, por espectrometria de massas (MALDI-ToF). Este projeto tem como objetivos analisar o perfil de proteínas em tecidos vegetais de plantas com sintomas de MSC, comparando-o com o de tecidos sadios a fim de identificar candidatos a biomarcadores para a MSC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CANTÚ, Marcelo Delmar. Análise proteômica diferencial aplicada para o estudo da morte súbita dos citros. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.