Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de parasitas, bacterias e metais pesados em agua superficial e sedimento do corrego ribeirao preto, ribeirao preto - sp, como indicadores de fontes difusas e pontuais de poluicao.

Processo: 07/57311-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Susana Segura Muñoz
Beneficiário:Renato Igor da Silva Alves
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/55788-8 - Remoção de parasitas, bactérias e metais pesados em esgoto submetido a tratamento por lodos ativados, AP.JP
Assunto(s):Metais   Parasitos   Ribeirão Preto (SP)   Coliformes   Espectrofotometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coliformes | Corrego | Espectrofotometria | Metais | Parasitas | Ribeirao Preto

Resumo

A água é elemento fundamental para a vida. Seus múltiplos usos são indispensáveis a um largo espectro das atividades humanas, em que se destacam, entre outros, o abastecimento público e industrial, a irrigação agrícola, a produção de energia elétrica e atividades de lazer e recreação. Sabe-se que o Brasil ainda tem uma situação privilegiada com relação à quantidade e à qualidade de água, mas seu uso não vem ocorrendo de maneira responsável e muitas vezes resulta no comprometimento da qualidade das águas. O presente estudo apresenta grande importância para a saúde pública, pois visa avaliar os níveis de metais pesados em água superficial e sedimento do córrego Ribeirão Preto (córrego que corta a área urbana da cidade e sofre enchentes durante a época das chuvas), obter parâmetros limnológicos, bem como realizar a análise bacteriológica e parasitológica da água superficial do córrego localizado no município de Ribeirão Preto - SP. Os metais serão analisados por Espectrofotometria de Absorção Atômica. A análise parasitológica será realizada pelo método de sedimentação e a quantificação será realizada na câmara de Sedgwick-Rafter, enquanto a presença bacteriana será detectada através do Teste P/A (Presença ou Ausência) e a quantificação através da técnica dos Tubos Múltiplos. As técnicas serão realizadas no Laboratório de Pediatria - Setor de Metais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto/ FMRP/USP e no Laboratório de Saúde Ambiental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / USP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA ALVES, RENATO I.; CARDOSO, OSMAR DE OLIVEIRA; DE ABREU TONANI, KARINA A.; JULIAO, FABIANA C.; TREVILATO, TANIA M. B.; SEGURA-MUNOZ, SUSANA I.. Water quality of the Ribeirao Preto Stream, a watercourse under anthropogenic influence in the southeast of Brazil. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT, v. 185, n. 2, p. 1151-1161, . (07/57311-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Renato Igor da Silva. Avaliação de parâmetros limnológicos, parasitas, bactérias e metais pesados em água superficial no córrego Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - SP. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.