Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação de parâmetros limnológicos, parasitas, bactérias e metais pesados em água superficial no córrego Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - SP

Texto completo
Autor(es):
Renato Igor da Silva Alves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Susana Segura Muñoz; Sonia Valle Walter Borges de Oliveira; Angela Maria Magosso Takayanagui
Orientador: Susana Segura Muñoz
Resumo

A água é elemento fundamental para a vida. Seus múltiplos usos são indispensáveis a um largo espectro das atividades humanas, entre as que se destacam, o abastecimento público e industrial, a irrigação agrícola, a produção de energia elétrica e as atividades de lazer e recreação. Sabe-se que o Brasil ainda tem uma situação privilegiada com relação à quantidade e à qualidade de água, porém seu uso não tem se dado de maneira responsável e muitas vezes resulta no comprometimento dessa qualidade. O presente estudo visa avaliar parâmetros limnológicos, parasitológicos e bacteriológicos, assim como as concentrações de Cd, Pb, Cu, Cr, Mn Hg e Zn da água superficial do córrego Ribeirão Preto. As leituras de pH, Temperatura, Oxigênio Dissolvido, Condutividade e Transparência foram realizadas no local de coleta, com equipamentos específicos (PHmetro, Medidor de Oxigênio Dissolvido, Condutivímetro e Disco de Secchi, portáteis e devidamente calibrados). As análises parasitológicas (Método de Sedimentação e sua quantificação realizada na Câmara de Sedgwick-Rafter) e bacteriológicas (Técnica de Tubos Múltiplos com Substrato Definido) foram realizadas no Laboratório de Ecotoxicologia e Parasitologia Ambiental (LEPA) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / USP, e as análises de metais pesados (Espectrofotometria de Absorção Atômica) no Laboratório de Pediatria - Setor de Metais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto / FMRP / USP. Os resultados mostraram que o nível de oxigênio dissolvido apresentou valores inferiores dos estabelecidos na Resolução CONAMA Nº 357/2005. A leitura da condutividade apresentou valores acima dos que a CETESB considera como de ambientes impactados. A análise parasitológica evidenciou a presença de larvas de nematóide e dois cistos de Entamoeba coli. A análise bacteriológica apresentou valores maiores, para coliformes totais e E. coli, que os estabelecidos na Resolução CONAMA Nº 357/2005 para córregos categorizados como classe 3. Os metais pesados, no geral, apresentaram concentrações de acordo com os estabelecidos na Resolução CONAMA Nº 357/2005 para a classe 3. O córrego Ribeirão Preto está localizado em área urbana e sob forte influência de ação antrópica. Os resultados encontrados fornecem dados sobre a qualidade de suas águas e evidencia a necessidade de proteger esse curso de água de fontes pontuais de contaminação, recomendando-se a continuidade de seu monitoramento. (AU)

Processo FAPESP: 07/57311-7 - Avaliacao de parasitas, bacterias e metais pesados em agua superficial e sedimento do corrego ribeirao preto, ribeirao preto - sp, como indicadores de fontes difusas e pontuais de poluicao.
Beneficiário:Renato Igor da Silva Alves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado