Busca avançada
Ano de início
Entree

Dumont: do mundo moderno ao modo do cinema: um quase-filme de Santos Dumont (e seus outros inventos do tempo) nos contextos do pré-cinema e do cinema de vanguarda

Processo: 05/54136-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Ismail Norberto Xavier
Beneficiário:Carlos Adriano Jeronimo de Rosa
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pré-cinema   Vanguarda
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Pre-Cinema | Restauracao | Santos-Dumont | Tecnologias | Tempo | Vanguarda

Resumo

Projeto sobre um dispositivo desconhecido criado por Santos-Dumont para projeção de imagens em movimento. Tal invento (ou protótipo) jazia incógnito no Museu Paulista (USP), até nossa descoberta, e não tem data definida O material alinha-se a outras máquinas de Dumont que processam o tempo (dirigíveis aéreos, relógio de pulso) e se insere na eufórica moldura moderna das tecnologias (fins século 19 e início séc. 20). O dispositivo é composto de um carretel e uma série de fotografias que exibem Santos-Dumont apresentando para a câmera e para um interlocutor o provável projeto de um novo invento. A datação e a definição da natureza do dispositivo podem mudar a cronologia das origens do cinema no Brasil e, até, de sua invenção. O estudo histórico-conceitual é baseado nas relações entre pré-cinema e cinema de vanguarda, tendo por referência autores como Tom Gunning. O trabalho é acompanhado da restauração técnica do dispositivo (carretel e série fotográfica), fazendo-o funcionar como mecanismo de projeção. As fotos podem ser reproduções de fotogramas, o que faz supor haver um filme 'perdido' (do qual a série fotográfica seria uma cópia). O projeto contempla ainda a realização de um filme experimental, na linhagem do "cinema estrutural" de raiz "found footage" (elaboração estética sobre parâmetros e configurações estruturais do filme a partir de um material de arquivo), tendo por referência artistas como Ken Jacobs. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Carlos Adriano Jeronimo de. O mutoscópio explica a invenção do pensamento de Santos Dumont: cinema experimental de reapropriação de arquivo em forma digital. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.