Busca avançada
Ano de início
Entree

A borda oeste da colônia: Goiás e Mato Grosso - 1800/1850

Processo: 05/57900-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Robert Moraes
Beneficiário:Carlo Eugenio Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Território
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colonia | Geografia | Historia | Independencia | Regiao | Territorio

Resumo

A questão específica deste projeto consiste em revelar o "território usado" da colônia no movimento final do processo de crise da colonização lusitana, identificando as zonas de produção de cada mercadoria colonial, as redes de circulação e os centros de abastecimento e comércio da região em foco a partir da visão de sua posição em relação às outras províncias, para, a partir daí, empreendermos análises acerca do desenrolar dos acontecimentos políticos em Goiás e Mato Grosso e evidenciarmos alguns aspectos da geopolítica da formação brasileira. Essa interpretação busca desvendar a geografia material (organização dos objetos) do território colonial por meio de um exame de caso - a saber, o que chamaremos de 'fronteira Oeste', que pode, grosso modo, ser identificada pela região organizada na articulação entre a incipiente rede de cidades de Goiás e os presídios, fortes, povoações esparsas, aldeamentos e vilas planejadas que dão a estrutura mais geral da província de Mato Grosso. A visualização da estrutura produtiva montada pela administração portuguesa ha primeira metade do século XIX pode fornecer um panorama da economia regional, ajudando a esclarecer alguns aspectos na interpretação do processo de construção do Estado e nação brasileiros através do cruzamento dos resultados obtidos na análise da economia e processo de ocupação territorial dessa região com a atuação das suas elites durante o movimento de emancipação política. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOGUEIRA, Carlo Eugênio. Nos sertões do poente: conquista e colonização do Brasil Central. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.