Busca avançada
Ano de início
Entree

Da nota ao som: explorando territorios harmonicos.

Processo: 05/58786-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Silvio Ferraz Mello Filho
Beneficiário:Rodrigo da Silva Lima
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Verticalização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Processo Composicional | Varese | Verticalizacao

Resumo

Compositor francês cujo legado musical ocupa um lugar de destaque na música do século XX, Edgar Varése (1883-1965) possui uma obra singular e revolucionária que projetou a música para além das tradicionais possibilidades do fenômeno sonoro. Neste contexto, esta pesquisa pretende centralizar-se na investigação do tratamento dado por Varése ao conteúdo vertical de obras como Integrales (1924) e Octandre (1923). O interesse em pesquisar o território da verticalidade em Varése surge principalmente do contato com a possibilidade existente, dentro do processo composicional, de trabalhar com modelos ou matrizes harmônicas pré-estabelecidas. Essas matrizes seriam blocos harmônicos possuidores de características intervalares próprias e recorrentes em toda uma obra musical. O tratamento dado a essas matrizes não mais seguiria uma hierarquia como no sistema tonal onde o centro gravitacional gira em torno de três forças principais de atração. Varése, pelo contrário, cria todo um sistema hierárquico de alturas no qual se observa uma gama de intervalos privilegiados que permeiam não só o discurso horizontal, mas também vertical. Isso sem esquecer que o seu tratamento harmônico tomava por base questões acústicas o que distingue daquele utilizado por Stravisky e Shoenberg. Desta forma, e objetivando a realização de uma possível obra musical, o tratamento no âmbito da verticalização seria colocado em destaque, justifica funcionalidade deste processo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Rodrigo da Silva. Da nota ao som: explorando territorios harmonicos. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.