Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalencia de anemia em ingressantes no ensino fundamental de escolas publicas municipais do municipio de sao bernardo do campo, estado de sao paulo.

Processo: 05/57786-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Sophia Cornbluth Szarfarc
Beneficiário:Aline Romero Queiroz
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde escolar   Crianças em idade escolar   Consumo de alimentos   Anemia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anemia | Consumo Alimentar | Escolares | Saude Escolar

Resumo

Estima-se que 25% da população mundial é atingida pela carência de ferro, e os grupos populacionais mais atingidos são as crianças de 4 a 24 meses de idade, os escolares, as adolescentes do sexo feminino, as gestantes e as nutrizes (QUEIRÓZ, et al., 2000). Objetivo: Verificar a prevalência de anemia, em escolares ingressantes na primeira série do ensino fundamental de escolas públicas do Município de São Bernardo do Campo, São Paulo. Metodologia: Esta pesquisa faz parte do projeto "Contribuição para a promoção da saúde infantil em uma comunidade" que tem um modelo de delineamento transversal. Será selecionada uma amostra probabilística representativa das escolas públicas municipais do Município de São Bernardo do Campo. A caracterização demográfica e socioeconômica e ambiental será obtida por meio de um questionário estruturado e padronizado. A avaliação do consumo alimentar da população de estudo será utilizado um Questionário de Freqüência Alimentar (QFA) desenvolvido por Colucci (2002). Para a estimativa da prevalência de anemia será realizada uma colheita de sangue venoso o qual será analisado no laboratório de análises clínicas da Universidade Metodista de São Paulo. Serão consideradas anêmicas crianças com [Hb] <11.5 g/dL, de acordo com a OMS. As associações de interesse serão verificadas pelo teste do qui-quadrado e o nível de significância adotado será de 5%. O software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS [versão 12.0]) será empregado para os cálculos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUEIROZ, Aline Romero. Prevalência de anemia e fatores associados em ingressantes no ensino fundamental de escolas públicas do município de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.