Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressao diferencial do fator de crescimento endotelial vascular (vegf) e seus receptores durante o periodo de implantacao em camundongos.

Processo: 05/58327-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Sergio Ferreira de Oliveira
Beneficiário:Luciana Oliveira da Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores de crescimento do endotélio vascular   Decídua   Angiogênese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angiogenese | Decidua | Fik-1 | Fit-1 | Vegf

Resumo

Dentre as diversas respostas primordiais uterinas à implantação do blastocisto e à decidualização do endométrio, destaca-se o aumento da permeabilidade vascular (Parr & Parr, 1989; Abrahamsohn et al., 2002). Tanto o aumento da permeabilidade vascular como a angiogênese, são eventos cruciais para o sucesso da implantação embrionária e da placentação (Welsh & Enders, 1991, Ma et al., 2001). Estudos prévios indicaram que o mRNA para VEGF é espacial e temporalmente expresso e, que está relacionado à proliferação de vasos sangüíneos dos ovários e do útero de ratas, camundongos e em primatas (Chakraborty et al., 1995; Shiraishi et al., 1996). Apesar de vários estudos sobre VEGF e seu papel na formação de novos vasos sangüíneos e no aumento da permeabilidade vascular terem sido publicados, pouco ainda se sabe onde este fator é expresso exatamente no útero gravídico especialmente durante a implantação em camundongos. Proposta do Projeto: Este trabalho tem por objetivo analisar, através de imunocitoquímica por microscopia de luz e eletrônica, a expressão diferencial do VEGF e os seus receptores no útero de camundongos durante os períodos iniciais de gestação Este período estende-se, mais precisamente, após a implantação embrionária até o início da formação da placenta, isto é, do 5,5° ao 10,5° dias de gestação. Este estudo inclui também a análise da expressão do fator de crescimento placentário (PIGF), fator angiogênico pertencente á, família do VEGF. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Luciana Oliveira da. Expressão do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) e seus receptores VEGFR-1 e VEGFR-2 durante o início da gestação em camundongos.. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.