Busca avançada
Ano de início
Entree

Internacoes por trauma raquimedular: um estudo epidemiologico no brasil e estado de sao paulo.

Processo: 05/57612-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Maria Helena Prado de Mello Jorge
Beneficiário:Vanessa Luiza Tuono
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Traumatismos da medula espinal   Causas externas   Violência   Acidentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidentes | Causas Externas | Epidemiologia | Lesao Medular | Trauma Raquimedular | Violencia

Resumo

A lesão medular apresenta-se como um grande problema de Saúde Pública, uma vez que a maior parte dos lesados é jovem e, portanto, encontra-se no auge da sua produtividade, tanto profissional quanto pessoal, e as lesões são geralmente irreversíveis. A importância de trabalhos epidemiológicos sobre pacientes com lesão medular torna-se evidente ao se observar que a melhor forma de melhorar a qualidade de vida da população e de diminuir os custos acarretados é evitar que os problemas aconteçam, por meio de campanhas contra violência e de prevenção de acidentes. Os objetivos são: descrever a epidemiologia das lesões medulares, segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), no Brasil e Estado de São Paulo, avaliar o nível das lesões mais freqüentes, suas implicações e relação com as causas externas que os ocasionaram segundo algumas características das vítimas e comparar os dados brasileiros e do Estado de São Paulo entre si, com estudos internacionais. O SIH/SUS (Sistema de informações Hospitalares do SUS) disponibiliza os dados de internações anuais. A partir destes bancos serão associados os Códigos específicos (S12, S14, S17, S19 para trauma cervical, S22, S24, S28, S29 para torácico e S32, S34 e S39 para lombar) com as variáveis epidemiológicas relevantes. Serão analisados estatística e comparativamente para uma descrição detalhada das lesões medulares, envolvendo características da população acometida, tempo de internação e gastos segundo os diferentes diagnósticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TUONO, Vanessa Luiza. Traumas de coluna no Brasil: análise das internações hospitalares. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.