Busca avançada
Ano de início
Entree

Niveis de hipocretina-1 no liquido cefalorraquidiano de ratos tratados com antidepressivos e em modelo animal de depressao.

Processo: 05/58078-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Sergio Tufik
Beneficiário:Josy Carolina Covan Pontes
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14303-3 - Center for Sleep Studies, AP.CEPID
Assunto(s):Depressão   Hipocretina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anti-Depressivos | Depressao | Estresse Brando Cronico | Hipocretina

Resumo

As hipocretinas são peptídeos neurotransmissores importantes na regulação do ciclo sono-vigília encontrados em neurônios do hipotálamo lateral e que possuem efeitos neuroexcitatórios. Estes efeitos têm sido relatados no locus coeruleus, núcleo da rafe, área tegmental ventral, substantia nigra e núcleo tuberomamilar. Uma disfunção no sistema hipocretina resulta na diminuição da atividade monoaminérgica e conseqüentemente da atividade cerebral, causando sonolência diurna excessiva em animais e humanos, um dos sintomas da narcolepsia. Sabe-se que a privação de sono REM tem um efeito antidepressivo tanto em humanos como em modelos animais de depressão. Dados recentes constataram que os níveis de hipocretina-1 no líquido cefalorraquidiano de ratos privados de sono REM aumentam pela ativação do sistema hipocretina, sugerindo que este pode estar associado ao efeito antidepressivo da privação de sono. Neste projeto, iremos mensurar por meio da técnica de radioimunoensaio os níveis de hipocretina-1 no líquido cefalorraquidiano de ratos tratados com drogas antidepressivas e também de ratos submetidos a um regime de estresse brando crônico (modelo animal de depressão) tratados e não tratados com antidepressivos; e comparar com os níveis de hipocretina-1 dos controles. Esperamos verificar se o tratamento com drogas antidepressivas terá efeito semelhante a privação de sono nos níveis de hipocretina em ratos e se este sistema estaria alterado num modelo animal de depressão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)