Busca avançada
Ano de início
Entree

A utilizacao do paradigma de equivalencia para modificar a preferencia alimentar.

Processo: 05/57745-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Sebastião de Sousa Almeida
Beneficiário:Gisele Straatmann
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Equivalencia De Estimulos | Expressao Faciais | Preferencia Alimentar | Super-Treino

Resumo

O estudo tem como objetivos avaliar a transferência de propriedades de estímulos significativos - retratos de faces humanas expressando emoções - para nomes impressos de alimentos e verificar se o paradigma de equivalência de estímulos pode ser utilizado para aumentar a preferência por alimentos saudáveis. Estudos têm simulado a aquisição de propriedades simbólicas por estímulos abstratos e têm permitido a extrapolação destas propriedades para situações naturais. Investiga-se a transferência de funções dos objetos para estímulos, equivalentes a eles. Neste estudo, retratos faciais (alegria e neutralidade - conjunto A) serão relacionados a conjuntos de estímulos abstratos (conjuntos B e C); estímulos do conjunto B serão relacionados a nomes de alimentos (D). Portanto, vão ser treinadas as relações AB, AC, BD. Ao final será conduzido teste de equivalência CD/DC. Os alimentos utilizados no treino serão inicialmente neutros (média central de preferência) de acordo com os pré-testes. Participarão da pesquisa vinte e quatro adolescentes de ambos os sexos, oito em cada grupo experimental. O que diferenciará os três grupos será a quantidade de treino. O grupo dois terá em adição um supertreino de linha de base (uma revisão adicional depois de atingido o critério de aprendizagem) e o grupo três se diferenciará pela presença de quatro blocos a mais de supertreino. O procedimento será replicado três vezes, mudando alguns estímulos, para estabelecer uma condição de ensino continuada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STRAATMANN, Gisele. A utilização do paradigma de equivalência de estímulos para modificar a preferência alimentar. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.