Busca avançada
Ano de início
Entree

Validação da Burns Specific Pain Anxiety Scale - BSPAS e da Impact of Event Scale - IES

Processo: 05/03113-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Lidia Aparecida Rossi
Beneficiário:Maria Elena Echevarria Guanilo
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

Os objetivos deste estudo são validar a Burns Specific Pain Anxiety Scale BSPAS e a Impact of Event Scale IES para a língua portuguesa, avaliar a consistência interna dessas escalas por meio de sua aplicação em uma amostra de pacientes brasileiros que sofreram queimaduras, avaliar a Validade de Construto (validade Convergente e Divergente) e a Validade de Critério (Validade Preditiva) da BSPAS VP em relação à avaliação de dor e ansiedade, correlacionando-a com o Inventário de Ansiedade-Estado, a Escala Visual Analógica de dor e avaliar a Validade de Construto (Validade Convergente e Divergente) e de critério (validade preditiva) da IES VP, em relação à avaliação do impacto do evento correlacionando-a com a Escala de Auto-Estima de Rosenberg, com o Inventário de depressão de Beck e o SF-36. A amostra será composta por 150 pacientes adultos, internados na Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. O estudo será realizado de acordo com as seguintes etapas: 1. Obtenção do consentimento assinado pelo paciente e coleta de dados sócio-demográficos; 2. Seguimento de manifestações dolorosas, durante sete dias, com a aplicação da Escala Visual Analógica para Dor, em três momentos: imediatamente antes do banho e curativo; imediatamente depois do banho e curativo; e às 20 horas; 3. Após a primeira até a segunda semana de internação, serão aplicados a Escala BSPAS VP, a IES VP e o Inventário de Ansiedade Estado; 4. A IES VP, a Escala de Auto-Estima de Rosenberg, o Inventário de Depressão de Beck e o SF-36 serão aplicados, entre o 10º e 12º mês e entre o 16º e 18º mês após a queimadura. Para avaliar as propriedades psicométricas da BSPAS-VP e a IES-VP serão aplicados o teste de correlação produto-momento de Pearson, o Alfa de Cronbach e o teste de correlação de Pearson. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUANILO, Maria Elena Echevarria. Validação da \"Burns Specific Pain Anxiety Scale - BSPAS\" e da \"Impact of Event Scale - IES\" para brasileiros que sofreram queimaduras. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.