Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da resistencia ao mesilato de imatinibe em pacientes com leucemia mieloide cronica pela presquisa de mutacoes do gene bcr/abl e analise do perfil de expressao genica de pacientes pre e apos...

Processo: 05/59708-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Katia Borgia Barbosa Pagnano
Beneficiário:Rosana Antunes da Silveira
Instituição Sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão gênica   Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dasatinib | Expressao Genica | Imatinibe | Lmc | Microarrays | Mutacao Abl

Resumo

A leucemia mielóide crônica (LMC) está associada à presença da proteína BCR-ABL que apresenta atividade tirosina quinase elevada. O aperfeiçoamento de inibidores da família das proteínas tirosina quinases levou ao desenvolvimento das drogas Mesilato de imatinibe e dasatinib (BMS-354825). Entretanto, alguns pacientes em uso do imatinibe apresentaram resistência e doença refratária. As mutações de ponto no domínio da quinase ABL estão entre os mecanismos mais comuns de resistência. Além do monitoramento das mutações, a tecnologia de DNA microarray constitui outra alternativa na avaliação da sensibilidade das células leucêmicas às drogas terapêuticas. Neste trabalho avaliaremos os pacientes com LMC acompanhados no Hemocentro da UNICAMP, tendo como objetivos identificar a presença de mutações de ponto na região ABL e correlacionar os tipos encontrados com dados clínicos; identificar perfis de expressão gênica apresentados por pacientes na fase pré-tratamento com os dois inibidores e que possam estar associados aos tipos de resposta; caracterizar os perfis de expressão durante o tratamento dos casos com má evolução. A identificação das mutações será realizada através de seqüenciamento direto da região ABL e a análise do perfil de expressão gênica será realizada com o emprego de duas plataformas, a comercial Agilent e os "microarrays intrônicos". Ambas as abordagens podem ser importantes na determinação de grupos de diferentes prognósticos e na decisão da melhor terapêutica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA PAGNANO, KATIA BORGIA; BENDIT, ISRAEL; BOQUIMPANI, CARLA; DE SOUZA, CARMINO ANTONIO; MIRANDA, ELIANA C. M.; ZALCBERG, ILANA; LARRIPA, IRENE; NARDINELLI, LUCIANA; SILVEIRA, ROSANA ANTUNES; FOGLIATTO, LAURA; et al. BCR-ABL Mutations in Chronic Myeloid Leukemia Treated With Tyrosine Kinase Inhibitors and Impact on Survival. CANCER INVESTIGATION, v. 33, n. 9, p. 451-458, . (05/59708-6, 03/09054-4, 03/12605-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)