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A inclusao no ensino superior.

Processo: 07/56577-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 15 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Sadao Omote
Beneficiário:Maria Helena Machado Piza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Estigma   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Equiparacao De Oportunidades | Estereotipo | Estigma | Formacao De Professores | Inclusao Universitaria

Resumo

A história da Educação Especial está ligada à evolução dos direitos humanos e, conseqüentemente, à conquista da qualidade de vida pelos deficientes. No Brasil, o movimento inclusivo se efetivou após a promulgação da LDB em 1996, pois ela afirmava que a oferta da educação escolar para alunos deficientes deveria ocorrer em todos os níveis de ensino; portanto, espera-se que ocorra também no ensino superior. Diante disto, o objetivo desta pesquisa é verificar como se dá a inclusão de alunos com deficiência nos cursos de graduação de duas universidades confessionais, ambas em cidades do interior do Estado de São Paulo, a partir da análise do processo educacional destas Instituições. Para alcançar tal objetivo realizaremos a aplicação de três instrumentos: a) o protocolo de observação baseado nas normas da ABNT que verificará o acesso aos espaços físicos da universidade e ao acervo bibliográfico, e a existência de materiais didáticos, equipamentos e laboratórios adaptados aos alunos deficientes; b) protocolo de entrevista que analisará os relatos verbais dos docentes e dos discentes, com e sem deficiência, sobre a inclusão no ensino superior; e c) uma escala de atitudes sociais com relação à inclusão. Com estes instrumentos pretendemos analisar as opiniões dos participantes sobre o processo inclusivo, bem como verificar se estas visões afetam positiva ou negativamente a inclusão de alunos deficientes no ambiente universitário. Para isso, os resultados serão comparados entre si e relacionados com a literatura especializada. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIZA, Maria Helena Machado. O processo inclusivo em uma instituição particular de ensino superior do Estado de São Paulo. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.