Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo clinico, morfologico e imunoistoquimico de carcinoma espinocelular em boca. analise comparativa entre pacientes jovens e idosos.

Processo: 06/54131-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Ana Maria Pires Soubhia
Beneficiário:Ana Carolina Prado Ribeiro e Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos epidemiológicos   Imuno-histoquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estudos Epidemiologicos | Imunohistoquimica

Resumo

O carcinoma espinocelular é considerado a neoplasia maligna mais freqüente em boca, representando mais de 90% dos casos. Acomete principalmente homens brancos após a sexta década de vida, e tem como principais fatores de risco o uso de tabaco e álcool. Recentes estudos epidemiológicos mostram um aumento na incidência de carcinoma espinocelular em pacientes jovens, na maioria das vezes, sem a associação com fatores de risco definidos, assim, este trabalho se propõe a analisar dados epidemiológicos como idade, sexo, raça, ocupação, hábitos e história familial de câncer em pacientes diagnosticados com carcinoma espinocelular de língua. Dois grupos distintos serão considerados para a análise comparativa, o primeiro consistirá de 10 pacientes com idade inferior ou igual a 45 anos e o segundo grupo será formado por outros 10 pacientes, com idade igual ou superior a 65 anos no momento do diagnóstico. Será realizada ainda a análise histopatológica de biópsias de lesões destes pacientes em cortes corados por Hematoxilina-Eosina e imunoistoquímica, utilizando os marcadores p53, bcl-2, bax, PCNA e Ki-67. Os resultados obtidos pela análise microscópica serão analisados por meio de um sistema de imagem auxiliada por computador, o software LEICA Qwin (Leica Imaging Systems Ltd, Cambridge, England) e submetidos ao teste estatístico de proporção entre os campos analisados, com nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Ana Carolina Prado Ribeiro e. Estudo clínico, morfológico e imunoistoquímico de carcinomas espinocelulares em boca: análise comparativa entre pacientes jovens e idosos. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.